Acontece o Kaapse Klopse, o segundo Ano Novo! Entre muitos nomes pelos quais é conhecido, como Cape Town Minstrel Carnival, o Festival é celebrado em 2 de janeiro, desde meados do século 19. Cerca de 13 mil menestréis, conhecidos como ‘klopse’ saem às ruas vestidos com cores vivas, carregando guarda-chuvas coloridos — elemento icônico do festival — ou tocando uma variedade de instrumentos musicais. Aliás, a música é a parte mais importante dessa festividade, do tradicional ao contemporâneo, os batuques se misturam nos estilos africanos, malaios e ocidentais.
Enquanto os holandeses celebravam o ano novo propriamente, aos escravos era oferecida uma folga apenas no segundo dia do ano. Assim, passaram a ressignificar a data a tornando um dos símbolos de liberdade e de expressão cultural. Uma herança viva! Celebra o passado e presente multicultural da cidade. Uma festa de cor, som, movimento e muito sorriso no rosto. Para quem visita a cidade nessa época, a sensação é de privilegio por poder fazer parte dessa festividade.
Os preparativos começam meses antes e os ensaios rigorosos os preparam para o momento do desfile. De peças musicas a desfiles no estilo militar, a criatividade é imensa, com direito a coreografia, roupas desenhadas — e tudo sempre muito colorido. Enfim o desfile: A rota tradicionalmente inclui locais históricos como a Bo-Kaap. A competição vale para várias categorias: melhores performances de dança, banda, traje etc. recebem também um prêmio.
Em paralelo, acontecem muitas atividades pela cidade, como workshops, concertos, apresentações culturais, feiras comunitárias. Isso também significa que a festa tem um grande impacto no turismo da região, e assim viajantes aparecem para celebrar juntos, mas, mais importante, os locais se misturam — nessa terra um dia dividida.
Localização: Ruas da cidade
Quando: 2 de janeiro
Preço: gratuito
Tipo: Desfile