Praticamente um ponto turístico de Lisboa, a Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau é a pedida certa para os turistas que desejam provar o bolinho de bacalhau mais conhecido da cidade. Na verdade, por lá, esqueça a palavra “bolinho” — o nome correto é pastel e ele pode vir com ou sem o famoso queijo português Serra da Estrela. A nossa recomendação é que prove a especialidade da casa ou os dois tipos, por que não? Vale, inclusive, dizer que o queijo tem certificação DOP, o que garante alta qualidade ao produto.

O pastel tradicional, com o queijo, custa em torno de 5 euros, mas há também dois combos: pastel de bacalhau com vinho do Porto ou com cerveja local, cujos valores variam de 8 a 10 euros. Convertendo em real, é verdade que existem, em Lisboa, opções mais em conta para experimentar esta iguaria portuguesa; no entanto, saiba que você não está pagando somente pela comida, como também pela tradição do estabelecimento e, muitas vezes, pela sua localização.

Falando nisso, o principal estabelecimento da Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau está localizado na rua Augusta, a principal rua de comércio do centro histórico de Lisboa. Com mesas espalhadas pelo calçadão, é um ótimo local para matar a fome enquanto bate a perna entre uma atração ou outra. No entanto, cuidado! Por ali, também há muitos “batedores de carteiras”, que nada mais são do que pessoas que furtam, de maneira quase imperceptível, suas coisas. Ainda, na região, reparará que há alguns vendedores de drogas nas esquinas — mas a presença deles em nada te incomodorá, ainda que mais estranho que isso possa soar.

Localização: Centro histórico.
Horário: todos os dias, das 10h00 às 22h00.
Preço:
Tipo: Comidinha