Boulders Beach, uma praia deslumbrante ao sul da Cidade do Cabo, é um dos últimos refúgios para os pinguins africanos, que estão em risco de extinção. Mudanças climáticas, escassez de peixes, derramamentos de óleo e a exploração dos ovos como iguaria são os principais fatores que ameaçam essa espécie. Nos anos 1950, existiam cerca de 150 mil pares reprodutores dessas aves monogâmicas no continente; já nos anos 2000, esse número caiu para apenas 26 mil, uma redução de mais de 80% em apenas 50 anos.

Boulders Beach

Hoje, cerca de dois mil desses casais vivem em Boulders Beach, onde se estabeleceram nos anos 1980, em meio às rochas dramáticas e à areia branca que compõem essa praia encantadora.

Localizada no caminho para o Cabo da Boa Esperança, Boulders Beach é parte do Table Mountain National Park. O acesso à área é controlado, com uma taxa de entrada cujo valor é destinado ao South African National Park, responsável pela proteção dos parques nacionais sul-africanos. A infraestrutura do local é excelente, com passarelas de madeira que permitem aos visitantes observar os pinguins de perto, protegendo, ao mesmo tempo, as aves e o ambiente natural do grande fluxo de turistas. Há também um mirante com acesso gratuito, embora ofereça uma visão mais limitada dos pinguins.

Curiosamente, não é incomum encontrar pinguins caminhando pelas ruas da cidade, pois eles chegam a botar seus ovos nos jardins das casas.

HÁ ESTACIONAMENTO NA BOULDERS BEACH?

Se estiver de carro, chegue cedo para garantir vaga no pequeno estacionamento Seaforth Beach Parking Lot. O estacionamento não é pago, mas talvez você encontre algum flanelinha que irá pedir alguns trocados em troca do serviço. Outra boa opção para chegar a Boulders Beach são as excursões que, em grande parte, saem da Cidade do Cabo com destino ao Cabo da Boa Esperança. 

Localização:

Preço: Os bilhetes para crianças de 2 a 11 anos custa R$ 30,00. Já para maiores de 13 anos, cerca de R$60,00.

Horário: Entre dezembro e janeiro, os meses mais quentes, a Boulders Beach funciona das 7h às 19h30, e os horários vão reduzindo conforme o tempo vai esfriando: de abril a setembro, os portões ficam abertos das 8h às 17h.