Criança

Criança

    int(7048)

Bariloche encanta crianças de todas as idades com suas aventuras na neve, paisagens deslumbrantes e uma variedade de atividades divertidas para toda a família aproveitar.

Por: Camila Reis, Atualizado em 03/07/2025

Com suas paisagens de tirar o fôlego, aventuras na neve e uma infinidade de atividades para todas as idades, Bariloche é um paraíso que promete encantar não apenas os adultos, mas também os corações dos mais pequenos. Nessa matéria, vamos te mostrar os encantos e as possibilidades que Bariloche oferece para crianças, desde experiências na natureza até atividades recreativas e culturais. Saiba como aproveitar ao máximo sua viagem em família, com dicas certeiras para voltar com memórias inesquecíveis de lá.

☞ pular para…

BARILOCHE COM CRIANÇAS

Ir para Bariloche é uma das melhores viagens que você pode proporcionar para seus filhos. A cidade está extremamente preparada para recebê-los e conta com atividades para agradar crianças de todas idades. Os passeios agradam até os mais exigentes, as hospedagens estão mais do que acostumadas a recebê-las e os restaurantes tem sempre algo para entretê-las.

Sem dúvidas, Bariloche oferece uma gama incrível de atividades que cativam a imaginação das crianças e proporcionam momentos inesquecíveis em família. Os passeios vão de aventuras nas montanhas, como esquiar ou fazer skibunda, até os passeios de barco pelos lagos cristalinos. Sempre há algo para agradar todos os gostos e idades – inclusive para os dias de chuva.

Além disso, a cidade é extremamente acolhedora com crianças e ainda conta com uma deliciosa gastronomia local que agrada tanto adulto quanto os pequenos.

PRINCIPAIS ATRAÇÕES PARA CRIANÇAS EM BARILOCHE

Preparar-se para uma viagem familiar é sempre emocionante, mas quando o destino é Bariloche, na bela região da Patagônia argentina, a expectativa atinge um novo patamar. Cada nova paisagem, aventura na neve, passeio de barco ou prova de chocolate é uma oportunidade para elas explorarem, aprenderem e se maravilharem com o mundo ao seu redor.

Desde parques temáticos repletos de emoção até museus interativos cheios de aprendizado, até atividades ao ar livre como caminhadas em meio à deslumbrante paisagem natural, Bariloche oferece uma infinidade de opções para entreter e encantar a criançada. No tópico abaixo fizemos uma lista com as 12 melhores atrações para realizar com crianças.

12 ATIVIDADES PARA FAZER COM CRIANÇAS EM BARILOCHE

Aproveitar Bariloche com crianças é uma experiência emocionante e repleta de aventuras. E poder ver o brilho nos olhos deles enquanto descobrem as maravilhas da cidade é uma das melhores partes de viajar com crianças. Separamos abaixo uma lista com 12 sugestões de passeios para realizar em família:

1. PIEDRAS BLANCAS

O parque de neve em Piedras Blancas oferece uma variedade de atividades divertidas para crianças, como escultura de neve, passeios de trenó, tubing (descida em boias na neve) e ziplining. O local oferece uma ótima estrutura para famílias, e ainda conta com monitores que supervisionam as crianças na realização das atividades.

Aliás, o parque Piedras Blancas é uma excelente opção para ter o primeiro contato com a neve, já que o local é excelente para brincar. Seja fazendo anjinhos na neve, brincando de skibunda, snow tubing, construindo os famosos bonecos de neve ou mesmo brincando de guerrinha com os blocos que se formam, aqui o entretenimento não acaba! Ou seja, é um passeio mais que indicado para se fazer com crianças.

snow tubing

Para quem nunca esquiou e deseja aprender, saibam que esse é um dos lugares mais indicados para começar a se aventurar nesse esporte. O lugar abriga o Winter Park que é uma área que conta com escolinha para iniciantes, com três pistas de ski e snowboard. Ali é considerado o melhor lugar para as crianças aprenderem a esquiar.

2. CENTRO CÍVICO 

O centro cívico se localiza no Centro da Cidade, onde tudo acontece. O local tem várias lojas de artesanatos, restaurantes, uma praça super vibrante e várias agências de turismo.

Centro Cívico

Para as crianças o passeio pelo centro cívico é interessante para conhecer a cultura local e o simbolismo da cidade. Uma forma de tornar o passeio mais envolvente para elas, é levar para conhecer o Monumento ao Cão São Bernardo e ao Museu da Patagônia, que oferece exposições interativas e educativas sobre a história natural e cultural da região. Uma ótima forma de aprender sobre a fauna e flora da Patagônia Argentina de forma divertida.

3. MUSEU DE CHOCOLATE

Outro ótimo passeio no centro histórico é a visitação ao Museu de Chocolate Havana. Inclusive, uma ótima alternativa para os dias de chuva já que é uma atividade indoor.  Lá é possível aprender sobre a história do chocolate na região e ainda fazer degustações. As crianças irão adorar fazer seus próprios chocolates.

4. CIRCUITO CHICO

O Circuito Chico é um dos principais passeios em Bariloche já que é uma espécie de city tour, que percorre em 65 km em 4 horas, as principais paisagens de Bariloche. Esse passeio é contemplativo e pode não agradar as crianças mais velhas, que podem necessitar de mais estímulos. Contudo, é uma ótima sugestão para os mais pequenos

5. CERRO CATEDRAL

Este é um destino de esqui renomado, mas mesmo que você não visite durante a temporada de neve, há muitas atividades para as crianças, como trenós puxados por cachorros, caminhadas guiadas e até mesmo um parque de aventuras com tirolesas.

Já no inverno, é um lugar quase obrigatório no seu roteiro. Dizemos isso porque, além de oferecer uma das melhores experiências de esqui na América do Sul, o Cerro Catedral proporciona um ambiente mágico e diversificado para toda a família durante o inverno. As crianças maiores podem desfrutar de aulas de esqui ou snowboard adaptadas às suas habilidades, aos cuidados dos monitores, enquanto isso, os pais exploram as pistas desafiadoras.

Além disso, o cenário nevado proporciona outras atividades como trenós puxados por cachorros, passeios de snowmobile, garantindo assim, outras opções para quem não quer esquiar.

Vale lembrar, que mesmo para quem visita Bariloche fora da temporada de neve, o Cerro Catedral continua sendo um passeio ótimo, com trilhas para caminhadas guiadas, passeios de bicicleta de montanha entre outras atividades.

6. VILLA LA ANGOSTURA

Um dos passeios mais deliciosos para realizar em Bariloche com a família toda, incluindo as crianças, é o bate e volta na cidade vizinha de Villa La Angostura. A cidade é uma fofura e parece que saiu de um conto de fadas, com seu lago  Nahuel Huapi envolvendo toda a cidade.

Aqui também há muitas possibilidades de atividades como passeio de bicicleta pela cidade, trilhas, caminhar pelo centro histórico e conhecer o artesanato e culinária local, ida ao Parque Nacional Los Arrayanes. Vale lembrar que essa cidade é ponto de partida para o maravilhoso passeio da Rota dos 7 Lagos, excelente opção para os dias de verão.

7. SNOWCAT E NIEVE AL LIMITE

Para quem quer curtir bastante a neve com as crianças outras duas boas opções são os passeios oferecidos pelas agências e receptivos de turismo do destino. Os passeios de Snowcat e Nieve Al Limite são os mais recomendados para realizar com crianças maiores e inclusive podem ser realizados no mesmo dia. É muito comum a realização de um passeio na parte da manhã e o outro à tarde.

O Snowcat é uma atividade que utiliza um veículo especial equipado com esteiras de neve que permite acessar áreas remotas e cobertas de neve que podem não ser facilmente alcançadas por outros meios. Esses passeios oferecem uma oportunidade única de explorar as paisagens nevadas de Bariloche, incluindo paradas em mirantes panorâmicos.

Já o Nieve Al Limite é uma excursão que leva os participantes a vivenciar atividades de neve em ambientes naturais, incluindo o esqui de fondo, que é uma caminhada na neve, em terreno plano, com raquetes típicas desse esporte.

8. PASSEIO DE QUADRICICLO

Muitas estações de esqui em Bariloche oferecem passeios de quadriciclo na neve para crianças acima de 6 anos. Vale ressaltar que esse passeio é uma aventura que poderá agradar apenas os mais aventureiros. Portanto, se seu filho não curte muito essa adrenalina, melhor escolher outra opção de atividade. Ainda assim, vale dizer, que esse é um passeio bastante procurado por crianças mais velhas.

9. PARQUE NAHUELITO

O Parque Temático Nahuelito, é outra opção interessante para levar as crianças em Bariloche, especialmente para as fascinadas pelo mundo dos dinossauros. Este parque oferece uma experiência educativa e divertida, onde as crianças podem aprender sobre a pré-história e os dinossauros enquanto se divertem.

10. VISITAR O PARQUE NACIONAL NAHUEL HUAPI

Este parque nacional é uma excelente opção para famílias que amam a natureza. As crianças podem desfrutar de caminhadas suaves, piqueniques à beira do lago e até mesmo passeios de barco. Poder explorar a natureza deslumbrante do Parque Nacional Nahuel Huapi em trilhas suaves, adequadas para famílias. As crianças vão adorar observar a vida selvagem e os picos das montanhas.

Inclusive uma das atividades que recomendamos aqui é o passeio de barco, seja no Lago Nahuel Huapi ou Lago Moreno. As crianças vão ficar encantadas com as águas cristalinas e as vistas panorâmicas do lugar.

11. PARQUE CIERRO VIEJO 

O Cerro Viejo fica dentro de um parque, próximo do Centro, localizado ao lado do Museu do Chocolate Havanna. O principal atrativo aqui é o escorregador gigante que as crianças (e adultos) adoram, uma espécie de tobogã. Você sobe de teleférico e desce no escorregador, ou seja, diversão garantida!

O local conta ainda com museu e confeitaria, fora isso não existe uma grande infraestrutura. Abre diariamente de 10h às 18h.

Cerro Viejo em Bariloche

12. KPLAY

Quer uma alternativa para dias chuvosos? Há duas unidades da loja de brinquedos eletrônicos Kplay em Bariloche, que ficam em um ambiente fechado. Uma unidade está localizada na Rua Mitre e a outra na Rua Palácios. As lojas oferecem uma variedade de jogos eletrônicos, simuladores, fliperamas entre outras atrações interativas. É uma ótima maneira de manter as crianças entretidas, especialmente quando as atividades ao ar livre não são uma opção devido ao clima.

QUANTO CUSTA VIAJAR PARA BARILOCHE COM CRIANÇAS

O custo de viajar para Bariloche com crianças pode variar dependendo de vários fatores, como a época do ano, a duração da viagem, o tipo de acomodação, as atividades que as famílias desejam realizar e principalmente as idades das crianças.

Até os dois anos a criança não tem diversos gastos em uma viagem. A passagem aérea não paga, se não ocupar um assento na aeronave, também não é cobrado a hospedagem e passeios turísticos na maioria dos hotéis e atrativos. Então se você tiver um bebê de até 2 anos, pode ter certeza que você conseguirá economizar nesses gastos.

Agora se as crianças tem entre 2 a 6 anos, elas já pagam passagem aérea ou tem no máximo um pequeno desconto no valor da tarifa, porém não é cobrado hospedagem na maioria dos hotéis. Com essa idade alguns passeios já cobram a entrada ou ingresso, mas sempre com algum desconto.

A partir de 6 anos a criança já é considerada pagante em diárias de hotel e pagam meia entrada em praticamente todos os atrativos de Bariloche, algumas vezes inclusive pagam o valor cheio da atividade.

Os custos com alimentação podem variar dependendo do estilo de vida e das preferências alimentares da família. Bariloche tem uma boa variedade de restaurantes que atendem a todos os orçamentos e a grande maioria tem em seu cardápio o menu infantil, que geralmente apresenta pratos com a preferência infantil a um custo mais reduzido.

DICAS SOBRE VIAJAR COM CRIANÇAS PARA BARILOCHE

Viajar com crianças para Bariloche pode ser uma excelente opção de destino de viagem em família. Com um pouco de planejamento e algumas dicas imperdíveis que separamos aqui, você com certeza terá uma excelente experiência. Confira abaixo nossas dicas:

1. ROTEIRO SLOW E FLEXÍVEL

O conceito Slow Travel defende o estilo de viagens mais lentas, com poucos deslocamentos, priorizando o turismo de experiência e viagens sustentáveis. É uma escolha ideal para aqueles que valorizam momentos de tranquilidade e escapam do turismo convencional de grandes multidões.

Um roteiro flexível é um plano de viagem que permite ajustes e adaptações conforme necessário, levando em consideração imprevistos, preferências individuais ou oportunidades inesperadas que possam surgir durante a viagem. Esse tipo de roteiro permite modificar os planos de acordo com as circunstâncias, permitindo uma experiência mais espontânea e adaptável.

Tenha em mente que viajar com crianças é unir essas duas estratégias em seu roteiro: viajar de forma mais lenta e com flexibilidade. Afinal de contas, o ritmo com crianças em viagem é muito mais devagar e os imprevistos são maiores. Utilizando essas estratégias sua viagem não ficará tão rígida e permitirá que a criança vá conduzindo o ritmo dela, permitindo que os dias fora da rotina dela fluam bem e sem perrengues – ou menos.

2. ALUGAR AIRBNB

Hospedar-se em um Airbnb pode ser a melhor alternativa para algumas famílias, já que muitas vantagens as hospedagens em hotéis. Poder ficar em um apartamento é melhor pela questão do espaço, pela praticidade de ter cozinha equipada, máquina de lavar roupa entre outras comodidades. Além disso os Airbnbs oferecem espaços mais amplos e confortáveis do que quartos de hotel tradicionais.

A possibilidade de cozinhar suas próprias refeições pode ser uma grande vantagem, viajando com crianças, especialmente as menores. Quando estamos com crianças a questão da alimentação é um verdadeiro obstáculo para as famílias, já que a maioria das refeições fora de casa não são tão saudáveis assim.

Portanto, ter a facilidade de poder preparar a refeição com os alimentos e temperos que estão habituados ajuda a garantir uma alimentação mais equilibrada e adaptada às preferências e restrições alimentares das crianças. Além disso, ter uma cozinha à disposição proporciona mais flexibilidade de horários para as refeições, permitindo que a família se alimente de acordo com sua própria rotina e agenda de atividades durante a viagem.

Outra vantagem é a questão da economia, já que em muitos casos, hospedar-se em um Airbnb pode ser mais barato do que ficar em um hotel, especialmente para estadias mais longas.

3. CAPRICHE NA MALA

A principal dificuldade dos pais ao levar as crianças em destinos de inverno é a elaboração das malas.  É extremamente importante pensar que ao visitar destinos de inverno, você deverá elaborar uma mala inteligente, para que as crianças não passem frio durante a viagem e nem fiquem doentes. Elaborar uma lista com todos os itens necessários é uma ótima forma de não esquecer nada e ainda garantir uma viagem mais tranquila.

A primeira dica ao elaborar uma mala de inverno, para adultos ou crianças é a de se vestir em camadas, já que as camadas te proporcionam regulação térmica, permitindo ajustar a quantidade de isolamento conforme as condições mudam. A primeira camada de roupa é a camada base ou roupa térmica; a segunda camada é composta por um fleece ou suéter, funciona como isolante do frio; já a terceira camada de roupa é para proteção, ou seja uma jaqueta de frio, preferencialmente corta-vento e impermeável.

Mala criança inverno

Outra dica importante é usar roupas térmicas, especialmente como a primeira camada da roupa para sair, essas são responsáveis por aquecer de forma eficiente em dias mais frios. Não se esqueça de colocar gorros, luvas, meias de lãs, cachecóis, pois é super importante aquecer as extremidades para não sentir frio. Há várias lojas e sites especializados em roupas de invernos para crianças, vale realizar umas comprinhas para deixar seu pequeno bem agasalhado.

Por fim, uma dica interessante para mala de crianças no inverno é a possibilidade de alugar roupas propícias a esse clima. Nós sabemos que as crianças perdem roupa muito rapidamente e que esse tipo de roupa não é nada barato. Pensando nisso, diversas lojas em destinos de inverno oferecem o serviço de aluguel de roupas. Em Bariloche, há várias lojas com esse propósito, no centro comercial da cidade.

DÚVIDAS SOBRE VIAJAR COM CRIANÇAS PARA BARILOCHE

Veja a seguir algumas das principais dúvidas sobre viajar com crianças para Bariloche:

1. Vale a pena viajar com crianças para Bariloche?

Sim, com certeza vale. Com um pouco de planejamento e preparação, uma viagem em família para Bariloche pode ser uma experiência inesquecível para todas as idades.

2. Existem atividades para as crianças e os pais curtirem juntos?

A maioria das atividades de Bariloche são para a família toda, já que é um destino excelente e muito indicado para todas as idades. Boas opções para a família são o Circuito Chico, Cerro Catedral, Piedras Blancas e passeios nas cidades vizinhas de Villa La Angostura e San Martin de Los Andes.

3. Como se preparar para uma viagem com as crianças para Bariloche?

A maior dica para se preparar para uma viagem com crianças em Bariloche, é o planejamento. Já que esse é um destino super indicado para levar as crianças devido a quantidade de atividades voltadas para elas. Porém, vale lembrar, que na temporada de inverno, neva bastante, o que requer uma mala mais acertada e planejada para eles.

4. O que fazer com crianças em Bariloche quando estiver chovendo?

Atividades indoor são as mais recomendadas para os dias de chuva. Lojas com brinquedos eletrônicos como a Kplay, visitação ao Museu de Chocolate ou mesmo aproveitar para sentar em algum restaurante ou cafeteria para aguardar a chuva passar. Essas são algumas opções.

5. Bariloche é um bom destino para levar criança pela primeira vez na neve?

Sim, é uma ótima opção. A proximidade do destino com o Brasil, com direito a voos diretos na temporada de inverno; a facilidade com a língua que é parecida com o português; a quantidade de brasileiros no local, tudo isso facilita para que crianças tenham uma ótima primeira experiência com neve.

6. A partir de quantos anos é indicado levar crianças para Bariloche?

Bariloche é indicada para todas as idades, mas pode variar dependendo das preferências da família, das atividades planejadas e do estilo de viagem. No entanto, muitas famílias consideram que crianças a partir de 4 anos de idade podem ter uma melhor experiência em uma viagem para Bariloche. Alguns fatores a considerar são o clima, orçamento e os interesses e preferências da criança.