A embaixada dos Estados Unidos no Brasil anunciou no último domingo (24) uma nova regra para quem vai solicitar o visto de estudante para os EUA. A partir de agora, os candidatos precisam deixar suas redes sociais abertas no modo público para que as autoridades realizem as verificações necessárias. Além disso, a medida já está em vigor e os agendamentos foram retomados.

NOVA EXIGÊNCIA DA EMBAIXADA PARA O VISTO DE ESTUDANTE DOS EUA
A embaixada dos Estados Unidos no Brasil confirmou que os solicitantes do visto de estudante para os EUA, nas categorias F, M e J, devem manter suas redes sociais em modo público. Aliás, a medida tem efeito imediato e busca facilitar a análise de perfil dos candidatos durante o processo de concessão. Além disso, a orientação já está disponível nos canais oficiais e os agendamentos foram retomados normalmente.
Segundo o comunicado, a exigência busca garantir que as autoridades americanas realizem todas as verificações de segurança e avaliem se o solicitante cumpre os requisitos para entrar no país. Veja as categorias de vistos incluídas na regra:
Visto F: para estudantes acadêmicos e de idiomas
Visto M: para cursos técnicos ou vocacionais
Visto J: para intercambistas

REVISÃO DE VISTOS E IMPACTOS
O governo americano anunciou também um processo mais amplo de revisão de vistos. O Departamento de Estado informou que analisa mais de 55 milhões de pessoas com vistos válidos para identificar possíveis violações que possam resultar em deportações. Com isso, todos os portadores de visto enfrentam verificações contínuas, inclusive turistas.
Caso encontrem irregularidades, as autoridades revogam o visto imediatamente e deportam o estrangeiro, mesmo que ele já esteja em solo americano. Nesse cenário, a exigência de redes sociais abertas reforça a estratégia de controle migratório dos Estados Unidos. Portanto, quem pretende solicitar o visto de estudante para os EUA precisa se adaptar rapidamente às novas regras.

Além da exigência de redes sociais abertas, quem planeja solicitar o visto de estudante para os EUA precisa se atentar a outra mudança importante. A partir de 2 de setembro de 2025, todos os solicitantes deverão realizar entrevista presencial no consulado, independentemente da idade. Inclusive, essa atualização nas regras foi detalhada pelo Passageiro de Primeira nesta matéria.









