O governo do México alterou oficialmente as regras de entrada para cidadãos brasileiros. A partir de 5 de fevereiro de 2026, brasileiros que viajarem ao país como visitantes, sem permissão para atividades remuneradas, poderão solicitar o visto eletrônico México.

A Secretaria de Relações Exteriores mexicana recebeu o prazo de 180 dias, contados desde 9 de agosto de 2025, para lançar a plataforma. A decisão foi aprovada em julho e publicada no Diario Oficial de la Federación. O novo anuncio oficial saiu em setembro.

A medida chega pouco antes da Copa do Mundo de 2026, que terá o México como uma das sedes. Por sua vez, impacta diretamente turistas e fãs de futebol que planejam acompanhar os jogos no país.

CONTEXTO DA MUDANÇA

Brasil e México mantiveram, por quase 20 anos, um acordo de isenção de vistos para turismo e negócios. No entanto, em 2021, o México retomou a exigência do visto devido ao aumento de brasileiros entrando no país com finalidades diferentes do permitido.

Inicialmente, os turistas podiam solicitar o visto de forma eletrônica, mas, em agosto de 2022, passou a ser exigida a solicitação presencial em consulados mexicanos. Isto é, dificultou bastante o processo para quem mora fora das capitais brasileiras.

Apesar disso, brasileiros que já possuíam visto válido dos Estados Unidos, Canadá, Japão, Reino Unido ou de países do Espaço Schengen continuaram isentos do visto físico mexicano.

COMO FUNCIONARÁ O VISTO ELETRÔNICO MÉXICO

O e-Visa será exclusivo para turismo e viagens de negócios, sem autorização para atividades remuneradas. Segundo a matéria, o procedimento poderá ser realizado totalmente de forma online. Isto é, sem necessidade de comparecer a um consulado, seguindo os Lineamientos Generales para la expedición de visas, publicados em julho de 2025.

Contudo, o governo mexicano ressalta que a medida poderá ser suspensa temporária ou permanentemente por motivos de segurança nacional, ordem ou saúde pública.

IMPACTO PARA BRASILEIROS

Com o visto eletrônico México, brasileiros terão menos burocracia e mais agilidade no processo de entrada. O documento terá validade de 180 dias e permitirá uma única entrada por via aérea, enquanto entradas por terra ou mar seguirão os procedimentos tradicionais.

Além disso, a expectativa é que a medida incentive o turismo e os negócios, além de fortalecer a relação bilateral entre Brasil e México, facilitando viagens a destinos como Cancún, Cidade do México, Tulum e Cozumel.

IMPACTO NO TURISMO

A nova autorização será válida exclusivamente para viagens com finalidade de turismo, negócios ou visitas a familiares e amigos — não sendo permitida para atividades remuneradas. O e-Visa terá validade de 180 dias a partir da emissão e permitirá uma única entrada no país, por via aérea. Contudo, o ingresso por terra ou por mar seguirá exigindo os procedimentos tradicionais.

Por fim, ainda não saiu a lista oficial de nacionalidades habilitadas a utilizar o novo sistema. A lista será divulgada em breve pelo Ministério das Relações Exteriores do México. Acompanhe as atualizações para ficar por dentro.

Matéria completíssima: Como tirar o visto para o México? Confira o passo a passo e informações de 2025