Viajar fica muito mais interessante quando incluímos no roteiro museus esquisitos pelo mundo.  A seguir, veja nove museus que chamam atenção pelo conteúdo fora do comum e que você precisa conhecer.

MUSEU DO COCÔ (UNKO MUSEUM) — JAPÃO

Em seguida, em Tóquio, o Museu do Cocô conta a história dos banheiros e do saneamento básico. Exposições interativas mostram a importância da higiene de forma educativa e divertida.

Foto: Secret Melborne

MUSEU DAS RELAÇÕES TERMINADAS — CROÁCIA

Depois, em Zagreb, o Museu das Relações Terminadas expõe objetos, cartas e lembranças deixadas após términos amorosos, oferecendo uma visão emocional e cultural sobre os relacionamentos.

 

MUSEU DA MORTE — MÉXICO

Além disso, no México, especificamente em Oaxaca, o Museu da Morte aborda o tema sob diferentes perspectivas culturais, com artefatos que promovem reflexão sobre vida e fim.

MUSEU DA ARTE RUIM — EUA

Já nos Estados Unidos, o Museu da Arte Ruim celebra obras consideradas “ruins” pela crítica tradicional, valorizando o humor e a criatividade fora dos padrões convencionais.

MUSEU FALOLÓGICO — ISLÂNDIA

Ademais, em Reykjavik, o Museu Falológico é dedicado ao estudo e exposição de falos de várias espécies, humanos e animais, explorando a sexualidade com humor e educação.

Foto: Mega Curioso

MUSEU SUBAQUÁTICO DE CANCÚN — MÉXICO

Ainda no México, o Museu Subaquático de Cancún apresenta esculturas submersas no mar, criando um ambiente para mergulho artístico e preservação ambiental.

SULABH INTERNATIONAL MUSEUM OF TOILETS — ÍNDIA

Em Nova Délhi, exibe a evolução dos sistemas de saneamento, com artefatos que vão desde civilizações antigas até banheiros modernos.

Foto: Lonely Planet

MUSEU DO FRACASSO — SUÉCIA

Por fim, na Suécia, o Museu do Fracasso exibe produtos, campanhas e invenções que não deram certo. A proposta convida o visitante a rir, refletir e repensar o conceito de sucesso.

MUSEU DAS MÚMIAS

Em Guanajuato, no México, o museu exibe múmias naturais em exposição permanente, com explicações sobre o processo de mumificação natural.

Em suma, visitar esses museus fora do comum não só acrescenta diversão e curiosidade ao roteiro, mas também oferece perspectivas únicas sobre temas que raramente ganham espaço nos museus tradicionais. Dessa forma, fica claro que o turismo cultural pode ser muito mais diversificado — basta estar aberto para explorar o inesperado.