Pela primeira vez em sua história, o Museu do Louvre, em Paris abrirá espaço para uma exposição inteiramente dedicada ao universo da moda. De 24 de janeiro a 21 de julho de 2025, a mostra “Louvre Couture: Objetos de Arte, Objetos de Moda” promete transformar o emblemático museu parisiense em uma passarela artística de proporções épicas.
Nesta edição histórica, o Louvre Couture propõe um diálogo fascinante entre arte clássica e alta-costura contemporânea, colocando lado a lado obras-primas seculares e criações de nomes como Cristóbal Balenciaga, Karl Lagerfeld, Yohji Yamamoto e Iris van Herpen, além de jovens talentos promissores.
Com um percurso que se estende por 9.000 metros quadrados, a exposição convida o público a embarcar em uma jornada única, sem um roteiro linear. Em vez disso, o visitante é guiado por um percurso sensorial e estilístico, atravessando diferentes épocas e estilos.
Isto é, de relíquias bizantinas a peças do século XIX, as criações de moda dialogam com objetos históricos do acervo do museu — como tapeçarias, mobiliários, cerâmicas, armaduras e esculturas.
- (Foto: Sortir à Paris)
- (Foto: Sortir à Paris)
UMA VIAGEM AO TEMPO EM ALTA COSTURA
Ao contrário das exposições tradicionais, o Louvre Couture não segue um itinerário fixo. Cada galeria oferece uma nova atmosfera, refletindo o espírito da época representada. Assim, o visitante pode explorar livremente desde o luxo da Idade Média até o esplendor dos apartamentos de Napoleão III, onde peças exuberantes evocam os bailes imperiais do século XIX.

(Foto: Sortir à Paris)
Na ala do Grand Siècle, por exemplo, os trajes refletem o refinamento do período, enquanto os ambientes do século XVIII mergulham o visitante em cenários cenográficos que valorizam vestidos, acessórios e silhuetas com riqueza de detalhes.
Embora o Louvre não mantenha uma coleção de roupas — com exceção de algumas peças históricas, como os casacos da Ordem do Espírito Santo —, o museu sempre serviu como uma fonte inesgotável de inspiração para os estilistas. Nas palavras de Olivier Gabet, diretor do Departamento de Objetos de Arte do Louvre:
“A moda hoje é ainda mais interessante quando se apresenta em diálogo com outros campos como a arte, o artesanato e a fotografia.”
Essa perspectiva reforça o espírito da mostra, que se revela como um verdadeiro moodboard vivo e imersivo. Onde cada detalhe pode se tornar o ponto de partida para novas criações.
- (Foto: Sortir à Paris)
- (Foto: Sortir à Paris)
Mais do que uma simples mostra, o Louvre Couture é um evento cultural de grande relevância. Ao unir tradição e vanguarda, a exposição mostra que a alta-costura é tão artística quanto uma pintura renascentista ou uma escultura clássica. Se você estará em Paris entre janeiro e julho de 2025, essa visita é obrigatória. Afinal, quando mais o museu mais famoso do mundo se transforma em uma vitrine de moda?
E VOCÊ?
Já imaginou ver Chanel e Balenciaga lado a lado com esculturas e relíquias do Louvre? Conta pra gente o que achou dessa fusão entre arte e moda!
CONHEÇA PARIS
Paris é sempre uma boa ideia, já diria Audrey Hepburn. A cidade está em nosso imaginário como um lugar onde a delicadeza e a força se combinam; onde o ar carrega perfume, cheiro dos pães recém saídos do forno e romance. Tem sua arquitetura-referência, as molduras mais icônicas de todo Velho Continente, e criou um universo onde a arte é tão importante quanto a história. Ah, e ainda é dona de um dos sorrisos mais marcantes do nosso tempo: a Monalisa.
Na capital francesa, a sensação é de que se está sempre acompanhado de elementos importantes e de lugares especiais, vivendo algo único, mesmo dentro do metrô ou só flanando por aí. Por lá, cada caminho importa; afinal, em uma cidade tão icônica, estar, demorar-se e apreciar já é vivê-la… Aprenda com os franceses “A arte de viver” e simplesmente exista, mas em Paris, descobrindo que, às vezes, os clichês são realmente o que valem a pena.
Para continuar lendo sobre Paris, acesse o conteúdo completo na Travel.