Se você ama compras, explorar Berlim sem visitar os brechós e mercados de pulgas de Berlim significa perder grande parte da experiência. A cidade se destaca em consumo sustentável, oferecendo desde roupas vintage até antiguidades raras. Além disso, essas lojas e mercados permitem que você descubra peças únicas enquanto contribui para um consumo consciente.

A seguir vamos falar sobre os melhores brechós e mercados de pulgas de Berlim e garantir que você tenha uma experiência especial, com ajuda da curadoria Travel — e de uma editora que já morou na cidade.
MELHORES BRECHÓS EM BERLIM
Para garimpar roupas exclusivas, comece pela HUMANA Secondhand & Vintage, presente em várias regiões da cidade, e pela Pick’nWeight – Vintage Kilo Store, onde se paga por quilo de roupas selecionadas.
Outras opções imperdíveis incluem YUMMY Vintage, Lena’s Lovely Vintage, SALT Berlin e Sing Blackbird, que também conta com cafeteria, tornando a visita ainda mais agradável.
Frequentar esses brechós garante experiências únicas e combina perfeitamente com passeios a pé pelos bairros mais autênticos de Berlim.

PRINCIPAIS MERCADOS DE PULGAS
Para quem procura antiguidades e objetos colecionáveis, os mercados de pulgas em Berlim são parada obrigatória.
As grandes marcas não ditam a moda, muito pelo contrário: dos mercados de pulgas às roupas e objetos encontradas pela rua, ser estiloso é quase fácil, além uma manifestação bem democrática e ecofriendly.

Há muitos Flohmarkt espalhados por Berlim, mas os mais legais rolam aos domingos – quando quase tudo na cidade fecha. Mas tem outros dias também, inclusive alguns que só rolam durante a semana. Inclusive, no site oficial da cidade, você consegue ver quais são as opções e as informações sobre transporte e horários.
MAUERPARK
Deve ser o mais icônico, e não é à toa! O palco é uma parque em uma das regiões mais charmosas de Berlim, em Prenzaleur Berg, um bairro que foi uma sombra do Muro de Berlim por muitos anos, mas se reinventou totalmente nas décadas de 1980 e 1990. Aliás, a zona, atualmente, é considerada das mais caras da cidade.

No Flohmarkt do Mauerpark se vende de tudo: roupa, vinil, instrumentos musicais, posters. E para além das compras no mercado de pulgas, é considerado um espaço para curtir: karaokê coletivo, com todos sentados na arquibancada, músicos e djs de rua espalhados por todo o parque, colocando as pessoas para cantarem e dançarem, e várias barracas de comida.
É um dia inteiro que pode ser dedicado a essa experiência ou até mesmo a região no entorno do parque. Isto é, saindo do parque você está em uma rua deliciosa, cheia de restaurantes bares e é ideal para bater perna por aí.
Horários: Aberto todos os domingos, das 10h às 17h.
BOXHAGENER PLATZ
Apesar de ser um dos mais conhecidos, não deixa de surpreender com itens muito diferentes. De mobílias a livros antigos, grandes caçadores de relíquias convidam àqueles que buscam por algo autêntico, e o palco é Friedrischain (ou Fschain).

Aliás, o destaque vai para os livros e discos, mas também é possível encontrar roupas, joalheria, além de barracas de comida e bebida. E essa é para as famílias: tem um parque infantil público junto ao parque, para os pequenos curtirem também.
Horários: Aberto aos domingos, das 10h às 18h.
TREPTOW ARENA’S
Por fim, um Mercado de Pulgas indoor. Essa é para quem não quer perder a oportunidade de conhecer um flohmarkt, em meio a chuvosa Berlim.

É o lugar ideal para praticar a arte da barganha, com uma atmosfera caótica, meio labiríntica em um espaço de 3. 000 m2. De tudo um pouco, por lá você encontra eletrônicos, roupas, comida e por um preço super em conta! E além de domingo, acontece aos sábados também.
Horários: Aberto sábados e domingos, das 10h às 18h.
CONHEÇA BERLIM
Berlim é uma cidade progressista e, ao mesmo tempo, dá a sensação que parou no tempo. Ao visitá-la, você vai reparar na quantidade de restaurantes e bares à luz de velas. Tão logo irá perceber que poucos lugares aceitam cartão e entender que muita coisa rola no boca a boca. Aliás, não é difícil imaginar uma amizade que começou no trem ou devido a um elogio qualquer num dos milhares de cafés cool espalhados pela cidade.

A autenticidade de Berlim é sua marca registrada. É consequência da sua história turbulenta, seguida de muita resistência política. Da separação e então união entre os lados ocidental e oriental (percebida ainda em muitos níveis). Da necessidade de ressignificar lugares abandonados. Além da quantidade quase incomparável de jovens de todos os cantos do mundo.
Para continuar lendo sobre Berlim, acesse o conteúdo completo na Travel.








