Em 2025, os americanos preferem o Japão em vez de Paris quando escolhem destinos internacionais. A mudança chama atenção, afinal, Paris sempre esteve entre os favoritos dos viajantes dos Estados Unidos. No entanto, uma combinação de fatores econômicos, logísticos e culturais fez o Japão ganhar destaque neste ano.
VALORIZAÇÃO DO DÓLAR IMPULSIONA O JAPÃO
Em primeiro lugar, a valorização do dólar frente ao iene tornou o Japão muito mais acessível.
Em tempos de orçamento apertado, muitos turistas norte-americanos optaram por viagens que oferecessem uma boa relação custo-benefício, e o Japão se encaixou perfeitamente nesse cenário. Além disso, o país aumentou a oferta de voos diretos a partir dos EUA, o que facilitou o acesso e encurtou o tempo de viagem.
DIVERSIDADE CULTURAL E INOVAÇÃO CONQUISTAM OS VIAJANTES
Outro ponto que ajuda a explicar por que os americanos preferem o Japão em 2025 é a diversidade de experiências que o país oferece.
De templos históricos a tecnologia de ponta, passando por cidades vibrantes como Tóquio e paisagens naturais como as do Monte Fuji, o Japão vem conquistando turistas em busca de algo diferente dos clássicos europeus. Isso, sem falar na culinária: tão única, delicada e saborosa.
- Hanakujira. Foto: Michelin Guide
PARIS PERDE ESPAÇO ENTRE OS DESTINOS MAIS BUSCADOS
Enquanto isso, o alto custo de hospedagem e alimentação em Paris desanimou parte do público. Segundo dados do Mastercard Economics Institute, Tóquio e Osaka lideram o ranking de crescimento nas reservas feitas por americanos, com Paris aparecendo apenas na terceira colocação.
A European Travel Commission também registrou queda no interesse por destinos europeus: o número de turistas dos EUA que planejam viajar para a Europa caiu de 45% em 2024 para 37% em 2025.
UMA NOVA PRIORIDADE NAS VIAGENS INTERNACIONAIS
A tendência revela um novo comportamento. Ao priorizar experiências autênticas, acessibilidade e conveniência, os americanos reforçam que o turismo internacional está mudando.
O Japão, com sua infraestrutura eficiente, segurança e hospitalidade, aparece como a principal escolha de quem deseja viajar longe, mas com conforto e impacto cultural positivo.

Foto: Maido。Osaka Bob
HORA DE REAVALIAR O PRÓXIMO DESTINO
Portanto, se a pergunta for por que os americanos preferem o Japão em vez de Paris neste ano, a resposta está na soma de fatores econômicos, estruturais e na busca por novidades. Para quem ainda está decidindo o próximo destino internacional, talvez seja hora de considerar o mesmo caminho.