A vida noturna de Nápoles é uma mistura encantadora de tradição e modernidade, oferecendo algo para todos os gostos. Seja um amante da música, entusiasta da gastronomia ou alguém que gosta de dançar até o amanhecer, a cidade sempre tem algo para você.
Sobre a vida noturna em Nápoles, vale entender que tudo começa com o aperitivo, o famoso happy hour italiano. Com bebidas leves, como cerveja ou Aperol Spritz, esta tradição social e gastronômica que ocorre antes do jantar vem acompanhada com petiscos variados, os quais são oferecidos pelo estabelecimento de maneira gratuita. Ou seja, trata-se de uma ótima forma de relaxar e socializar antes da noite virar dia.
Falando nisso, ao adentrar na vida noturna de Nápoles, saiba que ela é vibrante e diversificada. A cidade oferece uma ampla gama de opções para todos os gostos, desde bares, pubs e baladas animadas até clubes de jazz, festas ao ar livre e eventos culturais — e o que é excelente aos turistas ávidos por uma experiência também durante a noite, pois entrega múltiplas possibilidades que atendem a todos os gostos.

☞ pular para…
- O que fazer à noite em Nápoles
- Onde sair à noite em Nápoles
- Dicas sobre a vida noturna de Nápoles
- Dúvidas sobre a vida noturna de Nápoles
- Lista de onde ir à noite em Nápoles
O QUE FAZER À NOITE EM NÁPOLES
Como dissemos, Nápoles conta com uma vida noturna que possui inúmeras possibilidades. Há para todos os gostos — desde um aperitivo bastante animado nas praças da cidade a baladas que só fecham as portas quando a noite vira dia. Neste aspecto, para definir o que fazer à noite em Nápoles, é importante primeiro entender qual o tipo de experiência que deseja vivenciar.
Todavia, ainda que você seja mais do dia ou da noite, um dos programas imperdíveis no que diz respeito à vida noturna – ou ao começo dela – são justamente os aperitivos italianos. Vale reforçar: estamos falando de uma tradição social e gastrônomica, que faz parte do cotidiano não só dos napolitanos, como de todos que vivem na Itália. Sentar-se à mesa no final de tarde para beliscar algo – que é oferecido de maneira gratuita – enquanto se bebe algo alcoolico, como uma tradicional cerveja Peroni ou Aperol Spritz, é um dos grandes prazeres desta população cujo lema é viver “la dolce vitá”.
Muitas vezes, esses pequenos petiscos não são tão pequenos assim e já são mais do que suficientes para um jantar. Para quem não precisa de grandes refeições nesta hora do dia, acaba sendo uma baita pedida – além de econômica, é claro. Se gostou da ideia de começar sua noite assim, vá, então, para a Piazza Bellini, considerada ponto de encontro boêmio entre os locais e turistas. Com vários bares e cafés ao seu redor, que proporcionam ao local uma atmosfera bastante jovial e animada, a praça é um point perfeito para se sentar em um dos seus muitos estabelecimento para apreciar um aperitivo enquanto observa o movimento ao seu redor.
Caso a fome bata à sua porta, em Nápoles, saiba que estará no local ideal em que a gastronomia pode ser sim considerada uma saída à noite. Inclusive, há lugares tão animados que não deixam a desejar para inúmeros bares espalhados pela cidade. Um desses casos é a Trattoria da Nennella. Embora o apreço por suas refeições não seja tão unânime, não há quem não se encante com o ambiente deste tradicional restaurante italiano que consegue traduzir bem no seu serviço animado como é o clima da cidade: caótica e barulhenta
Aperitivo, jantar… depois de (muito, diga-se de passagem) satisfeito, o que vem depois? Como já falamos, opções não faltam. Desde baladas a rooftops e bares para os mais animados, Nápoles entrega no que diz respeito à vida noturna — inclusive, neste aspecto, a cidade conta com o L’Antiquario, eleito um dos melhores bares do mundo. Já para quem prefere algo mais intimista, é importante lembrar que o Teatro San Carlo é um dos teatros de ópera mais antigos e prestigiados da Europa. Assistir a uma ópera ou balé aqui é uma experiência inesquecível e que vale ser incluída na sua visita.
Por fim, não deixe também de conferir, caso a agenda bata, algum evento especial em Nápoles. Dentre eles, sugerimos o Napoli Film Festival, festival de cinema realizado anualmente e quando exibições ocorrem em vários locais pela cidade, Museo Madre, um museu de arte contemporânea que frequentemente organiza eventos noturnos, incluindo exposições, performances e festas temáticas, e algum programa gastronômico, como o Napoli Pizza Village, um dos maiores festivais de pizza do mundo, celebrando a pizza napolitana, que é Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
ONDE SAIR À NOITE EM NÁPOLES
Agora que já sabe o que fazer na vida noturna de Nápoles, a próxima dúvida é sobre aonde ir. Quais dos lugares oferecem uma noite memóravel? Afinal, são múltiplas as possibilidades e é quase como se houvesse algo em cada um de seus cantos — mas quais deles realmente são interessantes? Além disso, saber onde estão esses lugares pode ser fundamental para quem deseja se dedicar a isso em Nápoles. Como a cidade não conta com um sistema de transporte público muito eficiente, principalmente à noite, estar hospedado perto pode proporcionar uma melhor experiência e comodidade neste sentido.
Comece pelo centro histórico, onde a maioria dos turistas está hospedada. Repleta de bares, restaurantes e clubes, esta região conta com praças e ruas que são verdadeiros points da vida noturna, como a Via dei Tribunali, Piazza Bellini e Piazza San Domenico Maggiore. Dentre as opções de estabelecimentos, fique com Pepi Vintage Room, um local vintage com decoração dos anos 70 e 80 que serve excelentes coquetéis, Perditempo, que, durante o dia, é uma livraria, mas, ao cair à noite, torna-se um grande espaço de convívio, e o Bourbon Street, bar de jazz famoso por suas apresentações ao vivo.
Se tiver mais tempo em Nápoles, aposte, então, no bairro Chiaia, conhecido por seus bares chiques, restaurantes de alta gastronomia e lounges modernos, sendo a região ideal para quem busca uma noite mais sofisticada. Aliás, é aqui onde está o famoso bar L’Antiquario, um dos melhores do mundo por executar, na perfeição, coquetéis artesanais — não à toa, é a indicação perfeita para quem aprecia mixologia de alta qualidade. Neste sentido, também dê um pulo em Vomero e visite o bar Archivio Storico, também conhecido por sua combinação única de coquetéis sofisticados e gastronomia de alta qualidade em um ambiente histórico e elegante.
Já para uma experiência mais autêntica, conheça a vida noturna da zona universitária, perto do porto, onde haverá muitos jovens na rua, e o bairro espanhol. Aqui, você pode visitar uma de suas muitas trattorias animadas, como é o caso da já citada Trattoria da Nennella, ou sentir o pulso da vida napolitana em um de seus bares, a exemplo do Cammarota Spritz, que é bastante popular entre os locais graças a seu famoso Spritz barato.
Por último, mas não menos importante, duas regiões que merecem visita à noite por quem tem bastante tempo na cidade: Lungomare Caracciolo, orla marítima que oferece uma atmosfera relaxante com muitos bares e restaurantes ao longo do calçadão, e Bagnoli, área industrial revitalizada que agora conta com uma vida noturna bastante agitada em Nápoles. Este bairro, inclusive, é ideal para quem deseja apreciar grandes boates, eventos de música ao vivo e festas ao ar livre.
MAPA DA VIDA NOTURNA DE NÁPOLES
DICAS SOBRE A VIDA NOTURNA DE NÁPOLES
Nápoles é uma cidade cuja vida noturna é considerada por muitos como uma das melhores da Itália, principalmente por ser caráter autêntico. Afinal, estamos falando de um destino italiano onde energia de seus moradores nunca estará em falta — basta ir às ruas que logo notará isso. Por consequência, essa vivacidade se reflete na noite napolitana.
Dito isto, saiba que a noite não tem fim em Nápoles. Aliás, ela começa bem cedo com os seus aperitivos, que são servidos a partir das 17h00 ou 18h00 nos estabelecimentos. Já os bares ficam abertos até às 02h00 da manhã e é possível emendar com uma balada para ver, então, o dia amanhecer em uma das calçadas à beira-mar da cidade. Inclusive, neste sentido, vale dizer que muitos bares e restaurantes só começam a encher por volta das 22h e que os clubes noturnos geralmente não ficam lotados antes da meia-noite.

Para beber, caso seja apreciador de bebidas alcoolicas, não deixe de experimentar um tradicional negroni italiano, o digestivo limoncello, o Aperol Spritz e o Campari soda. Se a sua preferência for cerveja, a marca italiana Peroni está presente praticamente todos os estabelecimentos. Em contrapartida, se não bebe alcool, aposte sempre na soda italiana e, como digestivo, no café, que é servido inclusive tarde da noite.
Por fim, não conte com transporte público ao voltar da vida noturna de Nápoles, pois pode ser limitado durante a madrugada. Por isso, considere usar táxis ou aplicativos de mobilidade, como Uber, para voltar à sua hospedagem com segurança.
DÚVIDAS SOBRE A VIDA NOTURNA DE NÁPOLES
Pensando em tirar as principais dúvidas sobre a vida noturna de Nápoles, elaboramos 5 perguntas e respostas para lhe ajudar. Confira:
1. Quais são as principais opções para curtir a vida noturna de Nápoles?
Em Nápoles, quando o assunto é vida noturna, a principal opção é, sem dúvida, os aperitivos nas praças públicas da cidade, como a Piazza Bellini. Considere também um restaurante animado ou um bar, pois há inúmeras opções. Ainda, vale reservar uma noite para presenciar alguma peça no Teatro San Carlo, um dos mais importantes da Europa.
2. Quanto custa a vida noturna de Nápoles?
Sair à noite em Nápoles não é, necessariamente caro. O aperitivo italiano, por exemplo, serve petiscos gratuitos ao pedir um drink alcoolico — a depender do local, já é uma baita economia no que diz respeito à alimentação. Já a cerveja local, por exemplo, custa em torno de € 1,00 a € 2,00; além disso, ainda que seja de bom tom deixar à mesa para quem lhe atendeu, a gorjeta não é obrigatória na Itália.
3. Quais são os melhores bairros para aproveitar a vida noturna de Nápoles?
Para os apertivos nos espaços públicos, o melhor bairro para aproveitar a vida noturna de Nápoles é o centro histórico. Além dele, Chiaia, assim como Vomero, conta com estabelecimentos que oferecem uma noite bastante sofisticada. Para algo mais autêntico e local, aposte na zona universitária e no bairro espanhol.
4. Como se locomover à noite em Nápoles?
Infelizmente, locomover-se à noite em Nápoles não é relativamente fácil, principalmente se considerar o transporte público, o qual pode ser limitado durante a madrugada. Por isso, conte com táxis e aplicativos de mobilidade para voltar para a sua hospedagem. Uma dica: já instale os aplicativos no Brasil, pois pode ter problemas de autenticação ao fazer isso já na Itália.
5. Como se vestir para aproveitar a vida noturna de Nápoles?
Em Nápoles, a vestimenta varia conforme o lugar onde irá. Em estabelecimentos mais sofisticados, como é o caso dos restaurantes e bares de Chiaia, é importante vestir-se bem e adequado. No entanto, a vida noturna napolitana pode ser bastante relaxada, principalmente quando ocupa as ruas ou está em bares mais locais. Enfim, vai depender do local aonde irá, mas não precisa ser uma preocupação na hora de arrumar as suas malas.
O QUE FAZER À NOITE EM NÁPOLES
A seguir, a Travel separou alguns dos principais estabelecimentos para você para curtir a vida noturna de Nápoles. Em cada local, há informações importantes, como preço, horário de funcionamento e endereço. Saiba mais:








