O famoso Buda Reclinado, a grande sensação do Wat Pho, é ainda mais espetacular de perto. Esta é uma das atrações mais famosas da cidade e não é para menos; a estátua é a maior da Tailândia! É surpreendente como os 15 metros de altura e 46 de comprimento encaixam perfeitamente na sala construída por Rama III. Além de ser totalmente coberta por ouro, há madrepérolas incrustadas em seus pés com 108 símbolos auspiciosos de Buda.
Não só pelo seu tamanho físico que a torna tão especial, mas também por seu significado. Esta imagem do Buda se chama Shakyamuni Buddha e representa o momento em que ele atingiu o nirvana enquanto repousava embaixo da árvore Bohdi, comum no Sri Lanka.
Durante a visita, você vai ouvir um som ecoando ao fundo. São pessoas depositando moedas em alguns dos 108 potes de bronze espalhados pela sala. Há uma crença regional que ao fazer esta pequena doação, você estará atraindo sorte. Para isso, basta fazer uma doação de 20 bahts para o templo e pegar um potinho com as moedas. Sorte nunca é demais!
CONHECENDO O WAT PHO
O complexo onde repousa esta imagem é o Wat Pho. Seu nome é uma abreviação de Wat Phodharam, o qual significa “Templo da árvore Bodhi”, fazendo também referência à estátua. Não se sabe ao certo o ano exato de sua construção, mas há indícios que aconteceu durante o reinado do rei Narai de Ayutthaya entre 1688 e 1703.
Anos depois, após se estabilizar em Thonburi, o rei Taksin reconstruiu toda a estrutura que estava em ruínas após a ocupação dos birmanos na área e o tornou um templo real. Mas, não foi o único responsável por tornar Wat Pho um dos maiores templos da cidade.
Rama I, ao transferir a capital para Bangkok e construir o Grand Palace, tinha a intenção de construir o maior e mais bonito templo da dinastia Chakri e conseguiu. Em seguida, Rama III também fez a sua contribuição na reforma para cumprir o propósito de tornar o mosteiro um centro de artes tailandesas e conhecimento, onde a população pudesse usufruir.
O desejo era reviver a época grandiosa do período Ayutthaya com influência da arquitetura Kramer, mas, ao fim de todas as reformas, é evidente o toque chinês nos chedis, local onde fica as relíquias do Buda, decorados com porcelanas e as esculturas de pedra
Além de ter a maior coleção de estátuas e imagens do Buda – são mais de mil que vieram das ruínas de Ayutthaya e Sukhothai -, o templo é um centro de ensino da medicina e massagem tradicional tailandesa no complexo sul e oferece os seguintes cursos: farmácia, prática médica, obstetrícia e massagem tailandesa. A universidade foi reconhecida em 1955 e já graduou mais 200.000 massoterapeutas ao redor do mundo.
COMO CHEGAR?
Para chegar até o Wat Pho, não tem erro! Você pode pegar uma balsa na estação Sathorn (neste caso, você tem fácil acesso pela estação de BTS Saphan Taksin) sentido Nonthaburi e desça na 8º parada, a estação Tha Tien.
O templo fica atrás do Grand Palace, por isso, nós te aconselhamos a visitá-lo logo após conhecer a antiga residência real. Uma boa ideia é fazer uma pausa para um almoço entre as duas atrações. A distância entre os dois pontos é apenas uma caminhada de mais ou menos 10 minutos.
CUIDADOS
Para visitar esta atração é preciso seguir algumas regras de vestimenta! Ao entrar, você receberá um saquinho para guardar seus sapatos. Além disso, cuidado com ombros amostra e roupas muito curtas. Ah, não esqueça de ir perguntando para achar o local para pegar sua garrafinha de água de cortesia! Será muito valiosa durante o passeio!