Há muitas maneiras de se locomover em Nápoles, incluindo o transporte público, táxis, carros de aplicativo e a própria caminhada, por que não? A ANM (Azienda Napoletana Mobilità) é principal empresa de transporte público da cidade e oferece um serviço barato, além de bastante útil, mas é fácil se confundir com tantas opções; afinal, a empresa é a responsável pela operação de ônibus, bondes (trams), funiculares e parte da rede de metrô. Portanto, é uma boa ideia planejar seu roteiro com antecedência visitando o site deles ou consultando o próprio Google, que irá lhe trazer exatamente o trajeto que deverá ser feito. É muito simples e intuitivo.

☞ pular para…

TIPOS DE TRANSPORTE PÚBLICO EM NÁPOLES

Nápoles conta com uma vasta rede de transporte público, a qual leva os passageiros para os quatro cantos da cidade de forma barata durante boa parte do dia, porém um pouco mais ineficiente à noite. Como dito, parte dos serviços são operados pela empresa ANM (Azienda Napoletana Mobilità), o que faz com que o sistema seja bastante integrado. Em outras palavras, significa que, ao adquirir o bilhete Unico Napoli, ele será válido para todos os meios de transporte operados pela ANM, como metrô, ônibus, bondes e funiculares, bem como alguns serviços regionais.

METRÔ EM NÁPOLES

Em Nápoles, as estações de metrô estão perto dos principais locais de interesse. Por isso, é interessante hospedar-se perto, já que assim você não se complica em ônibus e não gasta uma fortuna em táxi. Além disso, há um adendo: a cidade conta um dos metrôs mais lindos do mundo, cujas estações possuem um interior tão impressionante e interessante que os turistas arrumam um espaço no seu cronograma para dar uma passadinha por elas. A mais famosa de todas é a estação Toledo; projetada pelo arquiteto espanhol Oscar Tusquets Blanca, ela é tomada por tons de azul que representam o mar e o céu e suas paredes são forradas com um incrível mosaico dedicado a São Gennaro, padroeiro da cidade. Já na estação Garibaldi, os caramujos ‘escalam’ as suas estruturas. Ao todo, são 12 impressionantes Estações de Arte ao longo das Linhas 1 e 6, as quais apresentam mais de 250 murais, pinturas e esculturas de artistas e arquitetos contemporâneos.

Em termos de números, Nápoles conta com basicamente duas linhas, a 1 e a 2, sendo que essa última funciona mais como um trem suburbano (operado pela Trenitalia) e liga Pozzuoli a Gianturco, passando por estações como Piazza Garibaldi e Montesanto. Ainda, há a linha 6, que atualmente está em expansão, ligando Mergellina a Mostra.

1. Linha 1 (Metro dell’Arte): liga a estação Garibaldi ao bairro de Piscinola, passando pelo centro histórico e Vomero. Conhecida por suas estações artisticamente decoradas.

  • Extensão: aproximadamente 18 km.
  • Estações: 19 estações, incluindo Garibaldi, Università, Toledo, Dante, Museo, Vanvitelli e Piscinola.
  • Horário de funcionamento: das 6h às 23h nos dias de semana, sendo que, nos finais de semana e feriados, os horários podem variar

1. Linha 2: funciona como um trem suburbano, operado pela Trenitalia, conectando Pozzuoli a Gianturco.

  • Extensão: aproximadamente 20 km.
  • Estações: 12 estações, incluindo Campi Flegrei, Piazza Amedeo, Mergellina, Piazza Garibaldi e Gianturco.
  • Horário de funcionamento: das 5h às 23h nos dias de semana, sendo que, nos finais de semana e feriados, os horários podem variar

3. Linha 6: linha curta que está em expansão. Conecta a área de Mergellina à Mostra.

  • Extensão: aproximadamente 2,3 km.
  • Estações: 4 estações, incluindo Mostra e Mergellina.
  • Horário de funcionamento: das das 7h às 14h30 nos dias de semana, sendo que, nos finais de semana e feriados, os horários podem variar

Atenção! Os bilhetes devem ser validados nas máquinas de validação antes de embarcar nas máquinas localizadas ao lado das entradas das estações e plataformas. A multa por não validar o bilhete pode chegar a € 50 ou mais — portanto, não jogue fora o seu ticket validado para mostrá-lo caso apareça algum fiscal.

BONDE (TRAM) EM NÁPOLES

Considerados são uma boa opção para viagens curtas, os bondes proporcionam uma maneira pitoresca de se locomover pela cidade. Existem algumas linhas em funcionamento, sendo a linha 1 (Poggioreale – Emiciclo di Poggioreale) uma das mais utilizadas. Geralmente operam das 5h às 23h, com serviços noturnos limitados.

FUNICULAR EM NÁPOLES

O funicular em Nápoles é um sistema de transporte público que opera em linhas inclinadas, conectando diferentes partes da cidade, especialmente áreas situadas em colinas e montanhas. Este tipo de transporte é particularmente útil em Nápoles devido à sua topografia acidentada. Normalmente, a maioria dos funiculares funcionam das 06h30 às 22h00 nos dias de semana, sendo que os horários podem variar nos sábados, domingos e feriados.

Ao todo, são quatro linhas de funiculares que conectam o centro da cidade a áreas elevadas, como Vomero:

  • Funicolare Centrale: liga Piazza Duca d’Aosta (perto da Via Toledo) ao bairro de Vomero.
  • Funicolare Chiaia: liga a área de Chiaia (Parco Margherita) ao Vomero (Cimarosa).
  • Funicolare Montesanto: liga a estação de Montesanto ao bairro de Vomero (Morghen).
  • Funicolare di Mergellina: liga a área de Mergellina a Posillipo.

ÔNIBUS EM NÁPOLES

O sistema de ônibus em Nápoles é um componente essencial do transporte público da cidade, operado principalmente pela Azienda Napoletana Mobilità (ANM); contudo, a empresa EAV (Ente Autonomo Volturno) também opera algumas rotas suburbanas e intermunicipais. As linhas são numeradas e cobrem diversas rotas pela cidade — para saber qual delas pegar, a recomendação é que consulte as paradas e os itinerários no site da ANM ou em aplicativos de transporte, como Google Maps.

A maioria dos ônibus funciona das 5h às 23h em dias de semana. Há algumas linhas que operam durante a noite, geralmente das 23h às 5h, porém com menos frequência. Vale ressaltar que Nápoles conta com paradas fixas, portanto verifique os horários e rotas nas placas informativas. Ainda, para descer, pressione o botão de parada localizado dentro do ônibus.

OUTROS TIPOS DE TRANSPORTE EM NÁPOLES

Além do transporte público, Nápoles também conta com outros tipos de transporte, como a famosa Vespa, táxis, trens regionais e transportes marítimos. A seguir, você confere mais detalhes de cada um deles:

VESPA EM NÁPOLES

É quase impossível não relacionar a Vespa, motocicleta leve, com rodas menores, feita especialmente para andar em centro urbano, com a Itália — e em Nápoles não seria diferente. Se quiser ter uma para explorar a cidade de uma maneira prática e divertida, saiba que há várias empresas de aluguel, como Bici & Baci, Vespa Sprint Tour, Cooltra, Napoli Rent Vespa e Rent Scooter Napoli.

Para alugar uma Vespa em Nápoles, os requisitos básicos são: possuir mais de 18 anos, ter uma carteira de habilitação válida — para scooters de até 125cc, uma carteira de motorista de carro é geralmente suficiente — e um documento de identidade, como passaporte. Já para estacioná-la, é geralmente mais fácil do que estacionar um carro, mas certifique-se de que parou a sua vespa em áreas permitidas para evitar multas. Ainda, não deixe de confirmar a política de combustível da empresa, pois algumas podem exigir que você a devolva com o tanque cheio.

TÁXIS E APLICATIVOS EM NÁPOLES

Antes de tudo, você precisa entender que o governo controla as licenças de táxi e não permitiu que o Uber funcionasse na cidade, com exceção aos mais serviços mais sofisticados, como Uber Black, Lux e Van, mas são muito limitados no tamanho da frota. Ainda, saiba que o aplicativo em si funciona, mas simplesmente reserva um táxi normal para você e provavelmente não terá muitos motoristas disponíveis porque ninguém o utiliza.

Dito isso, considerando automóveis, o táxi é o meio de locomoção mais eficiente em Nápoles. Geralmente brancos, eles podem ser encontrados em pontos próprios ou chamados por telefone. Aqui, atenção! Use apenas táxis oficiais para evitar fraudes — um táxi licenciado pela cidade terá o brasão e o número de Nápoles. Na hora de reservar, ligue para o número de táxi local ou use os aplicativos Goxgo ou ItTaxi. Desta forma, você terá acesso a toda a frota de táxis da cidade. Por fim, certifique-se de que o medidor esteja ligado ou combine um preço antes de entrar no carro.

TRENS REGIONAIS

Nápoles é uma cidade em que muitos turistas usam como escala para seguir viagem a outros destinos próximos, como Pompeia, Herculano e Sorrento. Para o trajeto, utilizar trens regionais pode ser uma boa opção. Por exemplo, a Circumvesuviana é uma rede de trens regionais que liga Nápoles a várias cidades ao redor do Monte Vesúvio, já a Campania Express oferece um serviçomais rápido e confortável, voltado principalmente para turistas. Ainda, é possível contar com empresas como Trenitalia e Italo, que também contam com trens regionais e interurbanos que ligam a cidade a outras partes da Itália.

TRANSPORTES MARÍTIMOS

Por fim, o transporte marítimo, representado pelos ferries e hidrifólios. Conectam Nápoles a várias ilhas próximas, como Capri, Ischia e Procida], mas é possível também ir a outras regiões da Itália, como Sicília. Neste caso, a rota entre Nápoles e Palermo, por exemplo, é operada pela empresa GNV-Ginova, Grandi Navi Veloci, e o preço por passageiro em cabine privativa com vista para o mar sai a partir de 25 euros, sem taxa. Os principais terminais são o Molo Beverello e o Porto di Napoli.

COMO COMPRAR BILHETE DO TRANSPORTE PÚBLICO DE NÁPOLES

Para comprar o bilhete do transporte público de Nápoles, há diversas formas. São elas:

  • Máquinas Automáticas: disponíveis nas estações de metrô, funiculares e principais paradas de ônibus.
  • Tabacarias (Tabacchi): lojas que vendem bilhetes de transporte, geralmente identificadas por um grande “T” azul.
  • Bares e Quiosques: alguns bares e quiosques também vendem bilhetes de transporte.
  • Aplicativos: bilhetes podem ser comprados via aplicativos de transporte, como o app oficial da ANM.

No entanto, atenção! Todos os bilhetes devem ser validados antes de usar o transporte nas máquinas de validação disponíveis nas estações de metrô, bondes e ônibus. Do contrário, pode ser aplicada uma multa que pode ser de € 50 ou mais, a qual deverá ser paga na hora.

QUANTO CUSTA USAR O TRANSPORTE PÚBLICO EM NÁPOLES

Usar o transporte público em Nápoles é relativamente acessível, com várias opções de bilhetes para atender diferentes necessidades. Conforme já dito, parte dos serviços são operados pela ANM (Azienda Napoletana Mobilità), o que significa que, ao adquirir o bilhete Unico Napoli, ele será válido para todos os meios de transporte operados pela empresa, como metrô, ônibus, bondes e funiculares, bem como alguns serviços regionais.

Caso o bilhete seja comprado individualmente, ele tem validade de 90 minutos. No entanto, há opção diária, semanal, mensal e até mesmo anual, o que pode ser vantajoso para quem está turistando pela cidade ou para os seus moradores. Veja a seguir os tipos e valores de cada bilhete do transporte público de Nápoles:

1. Bilhete simples (Biglietto Ordinario)

  • Custo: € 1,10.
  • Validade: 90 minutos a partir da validação.
  • Válido para uma viagem única em ônibus, bondes, funiculares e metrô (Linha 1).

2. Bilhete diário (Biglietto Giornaliero)

  • Custo: € 4,50.
  • Validade: até a meia-noite do dia da validação.
  • Viagens ilimitadas em ônibus, bondes, funiculares e metrô (Linha 1).

3. Bilhete semanal (Abbonamento Settimanale)

  • Custo: € 16,00.
  • Validade: 7 dias a partir da data de validação.
  • Viagens ilimitadas em todos os meios de transporte público operados pela ANM.

4. Bilhete mensal (Abbonamento Mensile)

  • Custo: € 42,00.
  • Validade: um mês a partir da data de validação.
  • Viagens ilimitadas em todos os meios de transporte público operados pela ANM.

5. Bilhete anual (Abbonamento Annuale)

  • Custo: € 294,00.
  • Validade: um ano a partir da data de validação.
  • Viagens ilimitadas em todos os meios de transporte público operados pela ANM.

Além disso, há o bilhete integrado campania (TIC), que permite viagens ilimitadas em toda a região da Campania, abrangendo serviços como trens regionais (Circumvesuviana, etc.), metrô, ônibus e bondes. Os bilhetes estão disponíveis na versão diária, semanal e mensal.

DICAS SOBRE TRANSPORTE EM NÁPOLES

Ainda que Nápoles tenha uma vasta gama de opções no que diz respeito ao transporte, a primeira grande dica sobre o assunto é que, ao optar por se hospedar no centro histórico, principalmente, dificilmente a utilizará. Isso porque as principais atrações turísticas estão localizadas nesta região, o que permite com que você chegue nos seus destinos a uma curta distância a pé.

Mesmo que queira usar o transporte, vale frisar que Nápoles possui um extenso sistema de transporte público, com metrô, ônibus, bondes e até funiculares (ferrovias inclinadas) que transportam as colinas proeminentes da cidade. Ainda, conta com os trens regionais conectam os visitantes a Pompéia, Herculano e cidades da Costa Amalfitana, incluindo Sorrento. Para todas as opções, use e abuse dos aplicativos como Google Maps, Moovit ou o app oficial da ANM para planejar suas viagens e verificar os horários em tempo real.

Por fim, evite os horários de pico, pois o transporte público pode ficar muito lotado. Além disso, mantenha seus pertences seguros e com você, visto que, em meio à lotação de pessoas, é possível que ocorram furtos quase imperceptíveis por algum pickpocket.

COMO IR DO AEROPORTO PARA O CENTRO DE NÁPOLES

Para ir do Aeroporto de Nápoles para o centro da cidade, existem várias opções convenientes. Uma das maneiras mais rápidas é utilizar o serviço de táxi, que está disponível logo na saída do terminal. Além disso, para aqueles que preferem uma opção mais privativa sem abrir mão do conforto, há serviços de transfer privado que estão disponíveis em sites de receptivos e agências locais que podem ser reservados com antecedência, com o valor combinado.

Contudo, a opção mais econômica para chegar ao centro de Nápoles saindo do Aeroporto de Nápoles-Capodichino (NAP) é através do ônibus expresso Alibus, que oferece um serviço regular entre o aeroporto e o centro de Nápoles, incluindo paradas importantes como a estação central de trem (Napoli Centrale) e o porto de Beverello, de onde partem os ferries para Capri e outras ilhas. Para conferir as peculiaridades de cada um, confira a nossa página “Como chegar Nápoles”.

DÚVIDAS SOBRE TRANSPORTE EM NÁPOLES

Algumas dúvidas sobre transporte em Nápoles podem surgir. Pensando nisso, elaboramos as 5 principais perguntas a respeito do assunto:

1. Quanto custa o transporte público de Nápoles?

O transporte público de Nápoles será cobrado conforme o período do bilhete. Em geral, o seu custo unitário, cuja validade é de 90 minutos após a validação do bilhete, é de € 1,10. Vale mencionar que, neste caso, as passagens são válidas álido uma viagem única em ônibus, bondes, funiculares e metrô (Linha 1).

2. Crianças pagam para utilizar o transporte público de Nápoles?

No transporte público de Nápoles, as regras para o pagamento de tarifas por crianças variam dependendo da idade. Bebês e crianças menores de 6 anos de idade acompanhados por um adulto pagante não precisam pagar; já crianças maiores de 6 precisam comprar bilhete normal. Vale ressaltar que o limite é de uma criança isenta por adulto pagante.

3. Como validar o bilhete de transporte público de Nápoles?

Para validar o bilhete de transporte público de Nápoles, saiba que há máquinas de validação localizadas nas entradas das estações de metrô e nas plataformas, dentro dos ônibus e bondes, próximas às portas, e nas estações dos funiculares, geralmente antes das catracas de acesso. Basta inserir o bilhete na direção correta (normalmente há uma seta indicando) em uma das máquinas de validação que ela imprimirá a data e a hora no bilhete, marcando-o como validado. Verifique se o bilhete foi carimbado corretamente com a data e a hora. Se a máquina não funcionar, tente outra máquina ou peça ajuda a um funcionário. Além disso, não jogue fora o ticket validado, pois, caso apareçam os fiscais, você deverá mostrá-lo a fim de evitar multa.

4. Quais os horários do transporte público em Nápoles? Há opção durante a noite e madrugada?

Os metrôs e os bondes funcionam geralmente das 05h00 até 23h00 em dias de semana, mas, em caráter de exceção, podendo se estender até meia-noite aos finais de semana e feriados. Já a linha 6 do metrô, opera somente de segunda a sexta, das 07h00 às 14h30. Os ônibus, por sua vez, têm horários semelhantes ao metrô e bondes, mas há algumas linhas noturnas que operam entre 23h e 5h de forma bastante reduzida e com frequências menores. Por fim, a maioria dos funiculares funcionam das 06h30 às 22h00 nos dias de semana, sendo que os horários podem variar nos sábados, domingos e feriados.

5. Vale a pena alugar carro em Nápoles?

Alugar um carro em Nápoles não é aconselhável porque o estacionamento é escasso, as ruas estreitas e de mão única, podendo ser difíceis de navegar. Além disso, o trânsito é sempre um problema, então prefira pela caminhada ou pelo transporte público.