Junto à Piazza del Plebiscito, símbolo da cidade de Nápoles, ergue-se o templo lírico italiano: o Teatro de San Carlo. Construído em 1737 por vontade do rei Carlos III de Bourbon, que pretendia fortemente dar à cidade um novo teatro que representasse o poder real, trata-se do teatro de ópera mais antigo da Europa que ainda está em funcionamento. A título de curiosidade, o projeto inicial incluía um salão de 28,6 metros de comprimento e 22,5 metros de largura, com 184 camarotes, mas, em 1816, aconteceu um grande incêndio, o qual impulsionou a reconstrução do teatro com o seu atual aspecto neoclássico.

Ao longo de sua história, o Teatro San Carlo foi palco de estreias mundiais de várias óperas importantes. Até hoje, continua sendo um dos principais locais para produções operísticas e apresentações de renome internacional, além de receber apresentações de ballets, concertos e outros eventos culturais. Por lá, dentre os nomes de artistas reconhecidos pelo seu trabalho, estiveram presentes Giovanni Paisiello, um dos compositores de ópera mais proeminentes da sua época e trabalhou como maestro di cappella no teatro, Giuseppe Verdi e Luciano Pavarotti.

Símbolo da rica tradição de Nápoles e um ponto de orgulho para os napolitanos, o Teatro San Carlo não apenas proporciona a seus visitantes uma experiência cultural única, mas também oferece uma oportunidade de apreciar a história e a arquitetura magníficas deste ícone mundial.

Localização: Centro histórico
Horário:
todos os dias às 10:30, 11:30, 12:30, 14:30, 15:30 e 16:30 horas. Para apresentações, verificar agenda.
Preço:
Tipo: Teatro