Aqui falaremos um pouco sobre as duas principais praias da Cidade do Cabo: Camps Bay e Clifton Bay. Desconsiderando a Boulders Beach, onde habitam pinguins africanos (há um tópico exclusivo dedicado à essa experiência). 

As águas do mar estão geralmente geladas durante todo o ano, com muito vento (consulte o Wind Guru) e a costa sul da África é conhecida por ter muitos tubarões e baleias. Contudo, sempre valerá a pena conhecer os responsáveis por despertar a magia dessa cidade. 

Aliás, se o fato de haver tubarões e baleias te provoca curiosidade, não deixe de mergulhar com os tubarões-brancos (um dos maiores predadores do planeta), dentro de uma jaula; ou subir em um barco à procura de baleias e ouvir um “não toque nas baleias” de tão perto que elas chegam.  Vale ressaltar que, normalmente, as empresas que levam os turistas são credenciadas , ou seja, não maltratam os animais, mas, ainda sim, pesquise bem antes de ir! Isso vale também para os safáris, zoológicos e quaisquer outro passeio que envolva a observação ou contato com animais.  

CAMPS BAY

A mais icônica, acessível e badalada das praias da Cidade do Cabo, Camps Bay une o melhor dos dois mundos. Da parte cosmopolita, você vai encontrar bares, cafés, restaurantes, lojas, belíssimas casas nas ruas traseiras. Aliás, por aqui está o aclamado Theatre On The Bay, teatro intimista com performances de companhias locais de dança, teatro e música. Do lado da natureza, águas cristalinas — mas geladas –, areia branquinha e uma bela vista para os morros que formam Os Doze Apóstolos e a Lion’s Head. 

Se a ideia é passar o dia aproveitando a praia, leve sua cadeira e guarda-sol (peça no hotel). Há vendedores ambulantes na praia, mas é melhor se abastecer em uma liquor’s store (lembre-se de que bebidas alcóolicas não são vendidas nos mercados). Outra alternativa de aproveitar Camps Bay é sentar-se em um dos restaurantes e bares da orla. É sobre se deliciar com frutos do mar e coquetéis enquanto aprecia a vista. Nossa sugestão aqui é The 41, aberto a partir das 12h, e pratos que custam em volta de US$ 15.  

No verão, pode ser difícil estacionar. Por conta da lotação e pode ser que você tenha de pagar um flanelinha para deixar seu carro na rua.

 

CLIFTON BAY

Clifton é uma extensão de quatro praias divididas por pedras, e cada uma oferece vivências bem particulares. A primeira praia conserva uma atmosfera mais tranquila e é boa para o surf; a segunda é mais familiar; a terceira é frequentada especialmente pela comunidade LGBTQIA+; e a quarta praia é conhecida por ser o “point” dos jovens, muito badalada. 

Ao logo da terceira e quarta praia, há porções de rochas que bloqueiam o vento. De qualquer modo, a água é bem gelada, mesmo no verão. Já na primeira praia os ventos são mais fortes, o que facilita a prática de kite surf. Aliás, em dezembro acontece por lá o Wavescape Surf Film Festival, exibições ao ar livre de filmes de surf. 

Escolha a praia que mais combina com seus planos e acompanhe as placas que sinalizam exatamente onde ela está localizada. 

 

INFOS PRÁTICAS

O bairro fica a 15 minutos do centro e a 5 minutos de Camps Bay. Se, por acaso, a sua viagem for na alta temporada, quando fica mais difícil de estacionar, é possível pegar um ônibus que passa pela rodovia Victoria Road e ainda aproveitar para fazer um tour entre praias. 

Após chegar pela Victoria Road, para acessar a praia será necessário descer por uma escada íngreme num trajeto acompanhado por mansões (lá estão localizadas as casas mais caras.) Aliás, para alugar um guarda-sol sairá em torno de U$S15. Inclusive, a sugestão é que você compre um guarda-sol e leve uma toalha, porque custa o mesmo valor.

Aliás, talvez o ideal seja terminar o dia por aqui, e aproveitar um pôr do sol majestoso da praia ou em algum barzinho da orla.