A União Europeia começou a liberar um novo limite para líquidos na bagagem de mão: até 2 litros por passageiro. A medida foi autorizada pela Comissão Europeia e pela ECAC, mas só vale para os aeroportos que já utilizam scanners avançados. Ou seja, a regra ainda não é válida em todo o bloco. Por isso, antes de arrumar a mala, é importante conferir como está a situação no terminal de embarque.

NOVO LIMITE DE LÍQUIDOS NA BAGAGEM DE MÃO JÁ ESTÁ EM VIGOR EM ALGUNS AEROPORTOS
A Comissão Europeia autorizou oficialmente o transporte de até 2 litros de líquidos na bagagem de mão, desde que os aeroportos usem scanners avançados com selo de segurança da União Europeia. A decisão representa o fim progressivo da regra dos frascos de 100 ml, adotada desde 2006. No entanto, a mudança não é imediata em todos os países do bloco.
Na Itália, por exemplo, os aeroportos de Roma (Fiumicino) e Milão (Malpensa e Linate) já adotaram a nova regra desde 26 de julho. Outros terminais, como os de Amsterdam, Frankfurt, Munique, Madri e Barcelona, também receberam autorização e podem liberar os passageiros, caso tenham a tecnologia pronta.

MUDANÇA ACONTECE DE FORMA GRADUAL — CONFIRA OS DETALHES
Como já havíamos mencionado nessa matéria, o limite de transporte de líquidos estava com os dias contados. Como a adoção depende da instalação dos novos equipamentos de triagem, cada aeroporto vai implementar a mudança no seu próprio ritmo. Portanto, os passageiros ainda precisam se informar com antecedência para evitar contratempos. A nova regra vale apenas para voos que partem de países da União Europeia e pode variar de acordo com o aeroporto de origem.
Veja alguns pontos importantes:
O novo limite vale apenas para aeroportos com scanners certificados pela UE
Em terminais sem a tecnologia, segue valendo a regra dos frascos de até 100 ml
Passageiros que fizerem conexão em aeroportos não atualizados podem ter os líquidos barrados
Cerca de 700 equipamentos modernos já estão em uso ou fase de instalação em 21 países
A liberação não é válida para voos fora da União Europeia, como Reino Unido ou Suíça

Além disso, a Comissão Europeia informou que outros aeroportos devem ser incluídos progressivamente, conforme avançarem os testes e as certificações. Por isso, mesmo com a novidade, a recomendação é seguir com cautela e verificar as orientações específicas de cada terminal.








