A União Europeia começou a liberar um novo limite para líquidos na bagagem de mão: até 2 litros por passageiro. A medida foi autorizada pela Comissão Europeia e pela ECAC, mas só vale para os aeroportos que já utilizam scanners avançados. Ou seja, a regra ainda não é válida em todo o bloco. Por isso, antes de arrumar a mala, é importante conferir como está a situação no terminal de embarque.

NOVO LIMITE DE LÍQUIDOS NA BAGAGEM DE MÃO JÁ ESTÁ EM VIGOR EM ALGUNS AEROPORTOS

A Comissão Europeia autorizou oficialmente o transporte de até 2 litros de líquidos na bagagem de mão, desde que os aeroportos usem scanners avançados com selo de segurança da União Europeia. A decisão representa o fim progressivo da regra dos frascos de 100 ml, adotada desde 2006. No entanto, a mudança não é imediata em todos os países do bloco.

Na Itália, por exemplo, os aeroportos de Roma (Fiumicino) e Milão (Malpensa e Linate) já adotaram a nova regra desde 26 de julho. Outros terminais, como os de Amsterdam, Frankfurt, Munique, Madri e Barcelona, também receberam autorização e podem liberar os passageiros, caso tenham a tecnologia pronta.

MUDANÇA ACONTECE DE FORMA GRADUAL — CONFIRA OS DETALHES

Como já havíamos mencionado nessa matéria, o limite de transporte de líquidos estava com os dias contados. Como a adoção depende da instalação dos novos equipamentos de triagem, cada aeroporto vai implementar a mudança no seu próprio ritmo. Portanto, os passageiros ainda precisam se informar com antecedência para evitar contratempos. A nova regra vale apenas para voos que partem de países da União Europeia e pode variar de acordo com o aeroporto de origem.

Veja alguns pontos importantes:

  • O novo limite vale apenas para aeroportos com scanners certificados pela UE

  • Em terminais sem a tecnologia, segue valendo a regra dos frascos de até 100 ml

  • Passageiros que fizerem conexão em aeroportos não atualizados podem ter os líquidos barrados

  • Cerca de 700 equipamentos modernos já estão em uso ou fase de instalação em 21 países

  • A liberação não é válida para voos fora da União Europeia, como Reino Unido ou Suíça

Além disso, a Comissão Europeia informou que outros aeroportos devem ser incluídos progressivamente, conforme avançarem os testes e as certificações. Por isso, mesmo com a novidade, a recomendação é seguir com cautela e verificar as orientações específicas de cada terminal.