A Europa deu mais um passo rumo à integração entre países com a construção do túnel entre Dinamarca e Alemanha, que terá 18 quilômetros de extensão. A obra, que já está em andamento, ligará a ilha dinamarquesa de Lolland à região alemã de Schleswig-Holstein. Com isso, trens e veículos poderão economizar até 160 km de percurso. O projeto, financiado pela Dinamarca, deve se tornar o túnel imerso mais longo do mundo, revolucionando o transporte entre norte e sul do continente.

Projeto do túnel – Foto: Femern/ Divulgação
TÚNEL ENTRE DINAMARCA E ALEMANHA VAI MUDAR O TRANSPORTE NA EUROPA
A Dinamarca e a Alemanha avançam na construção de um túnel ambicioso que promete transformar as viagens pelo continente. Com 18 quilômetros de extensão, o túnel entre Dinamarca e Alemanha vai ligar a ilha de Lolland à região de Schleswig-Holstein, encurtando em até 160 km o trajeto de trens e carros.
Além disso, o projeto faz parte de uma estratégia da União Europeia para incentivar deslocamentos terrestres e reduzir a dependência de voos curtos. Embora o Eurotúnel ainda mantenha o título de túnel subaquático mais longo, o novo corredor será o maior do tipo imerso já construído, graças ao uso de blocos de concreto pré-moldados, posicionados com precisão no fundo do mar.
- Bandeira da Alemanha
- Bandeira da Dinamarca
Para tornar isso possível, engenheiros utilizam cilindros hidráulicos e vedações especiais que conectam as seções do túnel como em um gigantesco quebra-cabeça. Ao mesmo tempo, a estrutura incorpora tecnologias de segurança capazes de suportar impactos em alta velocidade, tanto de trens quanto de veículos.
A Dinamarca iniciou as obras em 2020, seguida pela Alemanha em 2021, e já concluiu parte dos módulos que aguardam instalação. Embora o cronograma inicial previsse a inauguração em 2029, atrasos indicam que a abertura pode acontecer no final da década.
Ainda assim, o governo dinamarquês segue financiando integralmente o projeto, que deve custar cerca de €7,5 bilhões (aproximadamente R$ 48,4 bilhões).











