A viagem pela Tailândia exige uma passagem pelo Grand Palace. Além da impressionante arquitetura, o que mais chama atenção é o Buda de Esmeralda que repousa na Capela Real do rei, o Wat Phra Kaew, protegida por 12 guardiões. Apesar do nome, esta estátua é feita de jade e não espere nada gigantesco: ela mede apenas 10 centímetros. Além disso, o Wat Phra Kaew é o único templo que não possui monges, pois é um local de meditação da família real.  

Para visitar este lugar que representa tanto a cultura tailandesa, é preciso seguir uma regra de vestimenta bem restrita. É altamente proibido ombros e pernas à mostra. Apesar de as autoridades do local emprestarem uma roupa apropriada, é melhor você colocar em sua bolsa uma calça de tecido leve. Por ser um ponto turístico muito procurado, você pode poupar tempo e aproveitar o seu passeio com mais tranquilidade. 

QUAL A SUA HISTÓRIA?

Apesar do nome, é, na verdade, um conjunto de palácios e templos onde os monarcas da dinastia Chakri se estabeleceram por 150 anos. A construção se deu para que o rei Rama I estabelecesse o seu poder sob o país em 1782.

Ao se declarar rei, Rama I transferiu a capital da Tailândia de Thonburi para Bangkok e ordenou que fosse construído este complexo de 29 hectares de área com o layout exato do Grande Palácio de Ayutthaya. Aliás, acredita-se que essas homenagens agregavam méritos às pessoas para que elas atingissem a iluminação após a morte. 

GRANDES REFORMAS

Assim como as demais construções da cidade, o Grande Palácio sofreu diversas modificações em sua planta original. Cada monarca da dinastia Chakri deixou a sua marca em cada detalhe ou, simplesmente, revitalizou o local. Conhecido como Phra Maha Monthien, a partir do reinado de Rama IV o local ganhou ares de modernidade em sua arquitetura – até então, o local servia como fortaleza contra os birmanos. O jardim principal foi transformado em um novo palácio residencial, composto por vários edifícios de tamanhos e estilos variados. 

A sala do trono Chakri Maha Prasart, por exemplo, foi construído durante o reinado do rei Chulalongkorn (Rama V) para as cerimônias reais. O design foi comandado pelo arquiteto inglês Jonh Clunis, que seguiu as orientações do monarca da época em mesclar a arquitetura tradicional tailandesa e renascentista. A ideia era manter o telhado das construções no estilo kudakhan  – arquitetura em várias camadas em folhas laca e ouro -, uma metáfora para mostrar o seu domínio sob a cultura europeia.

COMO CHEGAR?

Uma das maneiras mais fáceis e prazerosas para chegar ao complexo é por barco pela linha laranja (caso você não esteja próximo de uma estação da Chao Phra Express, viaje até a estão Sathorn pela skytrain BTS). Seu desembarque será no Chang Pier e você ainda precisará fazer uma curta caminhada até a entrada principal do Grand Palace

Durante o caminho, muitas pessoas vão te dizer que o local está fechado por inúmeros motivos e que, para você não perder o dia, eles te vão te indicar um lugar bacana (muito provavelmente, um shopping para ganharem comissão de vendas). Não acredite! Este é um dos golpes mais comuns da capital dos anjos.