A Itália está oferecendo visto para nômade digital trabalhar no país remotamente. O visto, originalmente, foi aprovado em 2022, mas só agora em abril de 2024 que ele entrou em vigor.

Itália

VISTO DE NÔMADE DIGITAL NA ITÁLIA

O benefício é para cidadãos de países fora da União Europeia e Schengen altamente qualificados e tem validade de um ano. Além disso, o visto facilita que profissionais que viajam pelo mundo, possam passar um tempo a mais no destino.

Os membros da família também podem acompanhar na viagem, mas a critério da polícia local, e qualquer pessoa condenada por um crime nos últimos cinco anos será automaticamente desqualificada do processo de inscrição.

 

QUEM PODE SOLICITAR O VISTO DE NÔMADE DIGITAL 

Para ser apto a solicitar o visto de nômade digital é necessário que cumpra os seguintes requisitos:

  • Ganhar três vezes o nível mínimo exigido para isenção de participação nos custos de saúde – pouco menos de € 28 mil anuais ou cerca de US$ 30,4 mil;
  • Ter fácil acesso ao comprovante de moradia;
  • Ter uma cobertura de seguro saúde durante a estadia;
  • Ter como comprovar que foi um trabalhador remoto em outro lugar, por pelo menos seis meses, ou um nômade digital pelo mesmo período.

Apesar do visto ser válido por um ano, ele poderá ser renovado e também inclui vistos de familiares.

 

COMO SOLICITAR O VISTO DE NÔMADE DIGITAL NA ITÁLIA

O visto deverá ser solicitado no consulado italiano, onde você precisará se inscrever para receber o documento antes de chegar à Itália, desde que cumpra com os requisitos listado acima.

Ao chegar no país, você terá oito dias para solicitar o “permesso di soggiorno”, que é a permissão de residência. Trabalhadores autônomos também precisarão solicitar um número de IVA (Imposto sobre Valor Agregado) italiano e devem buscar aconselhamento sobre a melhor forma de pagar impostos locais.