Na semana passada, o Governo de São Paulo e a Associação Dakila Pesquisas formalizaram um acordo para o desenvolvimento do Caminho Peabiru. Esta rota histórica, estabelecida pelos povos indígenas antes da chegada dos europeus, conectava o oceano Atlântico ao Pacífico.

CAMINHOS DO PEABIRU

Os Caminhos do Peabiru, são uma extensa rede de trilhas criadas por povos indígenas sul-americanos há mais de 3 mil anos. Acredita-se que esses caminhos se estendiam por todo o continente, ligando o Oceano Atlântico ao Pacífico, e passando por diversos países, incluindo Brasil, Argentina, Paraguai, Bolívia e Peru.

No Brasil, os Caminhos do Peabiru atravessavam diversos estados, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. No Paraná, por exemplo, estima-se que a extensão total dos caminhos era de cerca de 4 mil quilômetros, passando por diversas cidades, como Curitiba, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu e Guaíra.

Apesar de grande parte dos Caminhos do Peabiru estarem perdidos ou terem sido destruídos com o passar do tempo, ainda existem diversos trechos que podem ser percorridos por trilhas e caminhadas. Esses trechos oferecem aos visitantes a oportunidade de conhecer um pouco da história e da cultura indígena pré-colombiana, além de apreciar a beleza da natureza brasileira. A intenção do governo é de revitalizar esse caminho para que seja uma atração turística, como veremos abaixo.

Para consultar o mapa completo, clique aqui.

PROTOCOLO DE INTENÇÕES PARA NOVA ROTA TURÍSTICA

O Governo de São Paulo e a Associação Dakila formalizaram um acordo para o desenvolvimento do Caminho Peabiru. Esta rota histórica, estabelecida pelos povos indígenas antes da chegada dos europeus, conectava o oceano Atlântico ao Pacífico.

A partir da assinatura do protocolo, o Estado e a associação unirão forças para mapear as informações culturais e científicas do Peabiru. O objetivo é criar uma rota turística completa, incluindo atrações históricas, de aventura e turismo de contemplação.  Para iniciativas recentes de revitalização e promoção turística, pode-se esperar que sejam desenvolvidas opções de trechos mais acessíveis e bem-estruturados para os visitantes interessados em explorar essa rota histórica.

Acredita-se que os Caminhos do Peabiru tenham sido criados por povos indígenas da família Tupi-Guarani, há mais de 3 mil anos. Vale informar que os Caminhos eram utilizados pelos indígenas para diversos fins, como comércio, comunicação, peregrinação religiosa e guerra.

Se o projeto for implementado, será uma ótima notícia para os amantes de ecoturismo e turismo de aventura, semelhante ao Caminho de Santiago de Compostela.