Nomeie algo que permita imergir em uma cultura nova de forma mais prazerosa e deliciosa do que a culinária? Difícil encontrar, não é mesmo? Felizmente, em Santiago, há opções para todos os gostos e bolsos. Seja do campo ou do mar, do norte ou do sul, do doce ou do salgado, do mais acessível ao mais sofisticado — a capital do Chile oferece uma diversidade impressionante de sabores. Venha descobrir com a Travel os pratos típicos que você precisa provar durante a sua viagem!
A GASTRONOMIA CHILENA
Uma coisa é certa: na capital chilena, ninguém volta para casa com fome, porque as porções costumam ser bem grandes. E uma dica valiosa na hora de escolher o que comer é optar por peixes e frutos do mar.
Graças ao extenso litoral de aproximadamente 6.435 quilômetros do Chile, a oferta desses produtos é invejável em comparação com outros países sul-americanos. Seja mariscos, crustáceos, enguias ou peixes, todos chegam à mesa frescos, elevando os pratos a um nível superior de sabor.

Centolla com outras variedades de mariscos e crustáceos.
Contudo, algumas receitas que fogem do universo marinho também são a cara da cidade: as tradicionais empanadas de pino, o popular completo, o histórico curanto mapuche e o saboroso sopaipillas são algumas delas. Aliás, é necessário mencionar que a pausa para um cafézinho e doce depois do almoço é lei. Inclusive sobre as sobremesas, a Torta Tres Leches é a pedida mais tradicional e certeira que você pode fazer durante a sua estadia.
Quando se trata de beber, Santiago também não desaponta. A primeira coisa que vem à mente é sempre vinho, e com razão! Além de ser o nono maior produtor e exportador do mundo, os vinhos disponíveis em taças e garrafas têm preços bastante acessíveis em comparação ao Brasil. Custam a partir de R$ 17 e R$ 45, respectivamente.
- Sopaipillas.
- Mote con Huesillos.
Entretanto, as bebidas alcoólicas como o pisco sour e o terremoto carregam a essência animada da cidade. Por outro lado, no que diz respeito às não alcoólicas, o mote con huesillos é uma escolha popular. Preparado com suco de pêssego e grãos de trigo, esse refresco divide opiniões entre amantes e haters, mas vale a pena experimentar.
COMIDAS TÍPICAS PARA EXPERIMENTAR EM SANTIAGO
Para ajudar a ir dando check sobre o que comer e beber em Santiago, organizamos uma pequena lista das receitas típicas. Confira!
- Completos: São cachorros-quentes com abacate ou palta (amplamente utilizado na culinária local), tomate e maionese. Podendo ter mais acompanhamentos, como o chucrute.
- Sopaipillas: São pãezinhos feitos de abóbora, manteiga e farinha, achatados em círculos. Na maioria das vezes, cobertos com pebre (um espécie de vinagrete) ou mostarda e ketchup.
- Humitas: Uma massa de milho em formato de purê, misturada com ingredientes como cebolas e envolto na palha de milho para cozinhar. Basicamente, a versão chilena da pamonha.
- Cazuela: Uma sopa preparada com carne de boi, frango ou cordeiro, com porções de abóbora, batata e milho.
- Curanto Mapuche: Seu preparo é um verdadeiro ritual, no qual um buraco cavado na terra é usado para vaporizar a combinação de carnes, frutos do mar e vegetais.
- Caldillo de Congrio: Esta caldeirada de peixe é feita com congro (uma variedade de enguias), cebola, alho, tomate, colorau, batata, cenoura e especiarias.
- Lomo a Lo Pobre: Composto por um corte de filé-mignon com batatas fritas, um ovo frito e cebola.
- Pastel de Choclo: Feito a base de milho, recheado com carne picada, frango, ovos cozidos, azeitonas e passas.
- Centolla: Crustáceo gigante muito valorizado pela alta gastronomia mundial. Seu sabor é um meio-termo entre o Caranguejo e a Lagosta.
ONDE COMER E BEBER EM SANTIAGO
De fato, Santiago oferece uma ampla variedade de opções gastronômicas em todas as partes da cidade. No entanto, algumas se destacam de forma excepcional das demais. Bom, pensando em facilitar a sua escolha, nós da Travel organizamos essas opções por bairros.
Se você é um amante da culinária chilena autêntica, considere o Centro Histórico para provar frutos do mar frescos, receitas típicas, além de bares tradicionais de pisco sour. Em seguida, para uma mistura de sabores internacionais e excelentes opções de vinhos, Providencia é um dos melhores, especialmente ao longo da Calle Constitución. Adicionalmente, se você busca uma noite boêmia e diversificada, Bellavista se destaca, oferecendo desde empanadas até cafeterias encantadoras.
Por fim, os bairros de Lastarria, Vitacura e Las Condes também não ficam atrás quando falamos de culinária de alta qualidade. O primeiro bairro é ideal para uma culinária contemporânea, enquanto Vitacura e Las Condes são conhecidos por seus restaurantes e bistrôs sofisticados.
Já para quem quer ter uma experiência diferenciada em um dos melhores restaurantes do Chile e da América Latina, a pedida é o restaurante Boragó, cuja a culinária busca resgatar as origens e a história dos povos originários do Chile. Sem sombra de dúvidas, uma experiência única e especial! O Ambrosia, o La Calma by Fredes e o Bar Liguria vem logo em seguida. Com pratos saborosos, drinks refrescantes e atendimentos impecáveis.
CONHEÇA SANTIAGO
Emoldurada pelos Andes, Santiago é uma cidade cosmopolita, moderna e histórica, com um toque de charme europeu e muito fácil de se locomover. Estamos falando de montanhas nevadas, onde se encontram grandes estações de esqui, até as cidades costeiras, como Valparaíso — lar de um dos maiores poetas latinos de todos os tempos, Pablo Neruda.
Santiago é um destino muito versátil, além de ser a porta de entrada para muitas aventuras e para mergulhar fundo na cultura do país. Não importa qual tipo de viajante você seja, não há dúvidas que aqui você encontrará muitas opções de atividades, experiências, lugares, dicas, maneiras de se locomover para, assim, viver uma viagem memorável.
Para continuar lendo sobre a capital chilena, acesse o conteúdo completo na Travel.