Uma nova linha de alta velocidade promete ligar Lisboa, em Portugal, a Madri, na Espanha, em apenas três horas. Atualmente, os passageiros enfrentam mais de dez horas de viagem de trem entre as capitais, com diversas baldeações. Além disso, o percurso entre Lisboa e Porto será reduzido para apenas 1h15. A informação foi anunciada neste mês pelo Governo de Portugal.
Apesar da boa notícia, moradores e turistas terão que esperar um bom tempo para ver todos os planos ferroviários concluídos. A nova rota de trem rápido está prevista para ser inaugurada apenas em 2034. No entanto, ao longo dos próximos anos, os passageiros já poderão usufruir de algumas melhorias nas ferrovias dos dois países.
De acordo com o Ministério das Infraestruturas e Habitação de Portugal, o percurso entre Lisboa e Madrid deve começar a melhorar nos próximos três anos. A expectativa é que, em 2027, a viagem de trem entre as duas capitais seja reduzida para seis horas, um tempo similar ao trajeto feito de carro. Isso será possível porque dois trechos da nova linha já estão em construção, um em Portugal e outro na Espanha.
Embora notícias sobre o novo transporte tenham sido divulgadas há alguns anos, desta vez parece que os planos realmente sairão do papel. A ferrovia de alta velocidade já foi aprovada pelo Conselho de Ministros do Governo da República de Portugal. O objetivo do país é reduzir os níveis de poluição e melhorar a eficiência energética.