Em maio de 2025, Roterdã abrirá as portas do FENIX, um museu que une arte, história e reflexões sobre a imigração. Localizado na histórica orla de Katendrecht, de onde gerações partiram em direção ao Canadá e aos Estados Unidos, o FENIX ocupará um armazém de 1932, repleto de memórias de marinheiros, estivadores e músicos que moldaram a diversidade da cidade.
O prédio que abrigará o museu já foi o maior armazém do mundo e serviu à linha de transporte Holland America. Desde 2020, o espaço de 16 mil m² está sendo transformado para narrar histórias de migração e diversidade.
No topo do edifício, o Tornado promete uma experiência única. A escada de 336 degraus, com 550 metros de extensão, leva os visitantes a um mirante de 30 metros, com uma vista deslumbrante de 360 graus do skyline de Roterdã.
A exposição inaugural, “All Directions”, apresentará 150 obras de artistas renomados, como Honoré Daumier e Alfred Stieglitz. Também incluirá objetos históricos, como um pedaço de três metros do Muro de Berlim.
Entre os destaques artísticos, está “The Bus”, de Red Grooms, um ônibus pop-art com passageiros feitos de tecido em tamanho real, e “Space Refugee”, de Omar Imam, que redefine o conceito de lar.
ARTE, MIGRAÇÃO E DOCUMENTOS HISTÓRICOS
O FENIX também contará com exposições que exploram a migração por diferentes ângulos. A mostra fotográfica “The Family of Migrants” trará imagens de 136 fotógrafos de 55 países, incluindo nomes icônicos como Dorothea Lange e Steve McCurry.
Além disso, a coleção permanente do museu incluirá o passaporte Nansen, emitido para apátridas após a Primeira Guerra Mundial, e um acervo de duas mil malas, cujas histórias dão vida às experiências de migrantes.
O FENIX estará aberto ao público a partir de 16 de maio de 2025. Os horários de funcionamento serão:
- Segunda a sexta-feira: das 10h às 18h.
- Sábados e domingos: das 10h às 20h.
Os ingressos custarão aproximadamente:
- Adultos: € 15.
- Estudantes e idosos: € 10.
- Crianças até 12 anos: entrada gratuita.
Os bilhetes poderão ser adquiridos online ou na bilheteria do museu. Para mais informações, acesse o site oficial do FENIX.