Belo Horizonte, a capital mineira, não à toa é conhecida como a capital dos bares no Brasil. Afinal, com mais de quatro mil estabelecimentos que celebram as delícias da gastronomia regional, a cidade oferece um verdadeiro universo de experiências. Além disso, cerveja gelada e a famosa cachaça mineira são protagonistas em boa parte dos cardápios, acompanhadas por pratos e petiscos que traduzem o espírito acolhedor e criativo de Beagá. Por isso, entre tantas opções, selecionamos os 10 bares que melhor representam a boemia belorizontina.

SAIBA QUAIS SÃO OS 10 MELHORES BARES DE BELO HORIZONTE

Belo Horizonte se destaca pela diversidade de estabelecimentos, que vão desde botecos simples até bares sofisticados. Além disso, todos são marcados pela boa gastronomia e pelo espírito acolhedor mineiro. Por essa razão, selecionamos abaixo alguns que, na nossa classificação, estão entre os melhores de Belo Horizonte. Confira:

1. Moema

Uma das joias mais tradicionais de BH, o Moema é famoso por sua cachaça artesanal e o torresmo servido no ponto perfeito. Com um ambiente simples e acolhedor, é o destino ideal para quem busca autenticidade. Além disso, o bar reúne a personificação da alma paulistana com a hospitalidade dos mineiros!

De fato, o bar é frequentado por boêmios, famílias e amigos. Aliás, o bar mantém a essência de um verdadeiro boteco mineiro, onde a qualidade da comida, a boa bebida e a conversa descontraída são as prioridades.

Localização:

Funcionamento: todos os dias das 11h20 às 00h.
Preço: $$
Dica do que pedir: torresmo, feijão tropeiro e cachaça

2. Redentor

Ao lado do Moema, está o bar favorito dessa editora que aqui vos escreve. Inspirado na boemia carioca, o Redentor traz para BH uma experiência que combina chope bem tirado, pratos de frutos do mar e um ambiente descontraído. É o lugar perfeito para se sentir no Rio, mas com um toque mineiro.

Localização:

Funcionamento: todos os dias das 11h às 00h (quinta, sexta e sábado até às 01h30)
Preço: $$$
Dica do que pedir: chopp e bolinho de bacalhau

3. Tizé Bar

O famoso bar onde esteve o cantor Bruno Mars ficou ainda conhecido após sua passagem por lá. Localizado na Savassi, o Tizé é conhecido pelos petiscos criativos, como o espetinho de camarão com bacon, e pelo ambiente sempre animado. A carta de drinks e a cerveja gelada completam a experiência.

Localização:

Funcionamento: de segunda a quinta de 17h às 00h, sexta de 17h às 1h, sábado de 12h às 01h e domingo de 12h às 22h30.
Preço: $$$
Dica do que pedir: espetinho de camarão, costelinha com molho barbecue.

4. Costelaria Monjardim

Famosa pelo carro-chefe, a costela no bafo, a Costelaria Monjardim é uma referência quando o assunto é churrasco em Belo Horizonte. Além do ambiente rústico e acolhedor, o bar também oferece opções de acompanhamentos e pratos que harmonizam perfeitamente com cervejas artesanais e cachaças mineiras.

Localização:

Funcionamento: de terça a sexta das 18h às 00h, sábado das 18h às 00h30, domingo das 12h às 18h30. Segunda é fechado.
Preço: $$$
Dica do que pedir: cerveja artesanal mineira, costela no bafo, farofa de cebola carmelizada

5. Laicos Bar

Com unidades na Savassi e na Rua Sapucaí, o Laicos Bar é conhecido por seu ambiente eclético e animado. O bar oferece uma carta de drinks diversificada, burgers deliciosos e opções veganas. Destaque para os coquetéis inspirados em personagens de animação e para o projeto “Segunda Is My Weekend”, que anima as noites de segunda-feira na unidade Savassi.

Com vibe descolada e opções para todos os gostos, é o bar ideal para quem busca drinks criativos, hambúrgueres e noites animadas.

Localização da Savassi:

Localização da Rua Sapucaí:

Funcionamento: de segunda a sábado das 17h às 00h (quinta, sexta e sábado encerra às 1h).
Preço: $$$
Dica do que pedir: hambúrguer da casa e drink patolino

6. Jângal

Conhecido pelo ambiente descolado e drinks criativos, o Jângal é um dos bares mais badalados de BH. Além das bebidas, o bar atrai pela programação musical variada e decoração vibrante. Com um espaço amplo e descontraído, é perfeito para encontros entre amigos, oferecendo desde petiscos clássicos até opções contemporâneas, sempre com boa energia e um público diversificado.

Já ganhou vários prêmios no quesito “bar para paquerar”, pois tem um público e um ambiente propícios para encontros.

Localização:

Funcionamento: terça a sexta das 18h às 00h30, sábado e domingo das 15h às 00h30 (domingo até 21h). Fecha na segunda-feira.
Preço: $$$
Dica do que pedir: Jângal Tonic e queijo brie com geleia de pimenta

7. Patorroco

Um clássico da cena boêmia, o Patorroco se destaca pelo atendimento descontraído e pelo cardápio que mistura petiscos tradicionais com toques contemporâneos. O estabelecimento tem como características marcantes, ser um bar de esquina, e estar decorado com objetos inusitados e fotos de trilhas feitas pelo proprietário, apaixonado por jipes e outros esportes radicais.

O ambiente acolhedor, com mesas na calçada, cria o cenário perfeito para longas conversas e momentos descontraídos, mantendo viva a tradição dos bares de bairro em Belo Horizonte.

Localização:

Funcionamento: terça das 11h às 16h, quarta, quinta e domingo das 11h às 23h e sexta e sábado das 11h às 00h.
Preço: $$
Dica do que pedir: petisco Sheik de Minas, caviar da roça e o acarajé mineiro.

8. Bar do Lopes

Uma instituição de BH, o Bar do Lopes é adorado por sua simplicidade e comida típica mineira. Os torresmos crocantes e o feijão-tropeiro são irresistíveis. Bar com variedade de cervejas e petiscos, pratos típicos mineiros e clima boêmio com mesas na calçada desde 1963. Se você procura cerveja gelada e comida mineira de boa qualidade com um ambiente de boteco, você está no lugar certo.

Localização:

Funcionamento: terça a sábado de 11h30 às 00h, domingo e segunda das 11h30 às 17h
Preço: $
Dica do que pedir: torresmo crocante, caldo de mocotó

9. Almanaque 

Com um clima sofisticado, o Almanaque atrai pela seleção de vinhos, drinks premium e pratos elaborados. Ideal para quem busca um bar com atmosfera mais intimista e refinada. O Almanaque possui 3 unidades em Belo Horizonte e região metropolitana.

Localização da Unidade da Savassi:

Funcionamento: todos os dias das 11h30 às 01h
Preço: $$$$
Dica do que pedir: drink  Old Fashioned, a tábua de queijos mineiros

10. Cabernet Butiquim

Localizado no bairro Lourdes, o Cabernet Butiquim é uma excelente combinação entre bar e wine bar, com uma proposta sofisticada, mas acessível. A casa é ideal para os amantes de vinhos, oferecendo uma vasta carta que inclui rótulos nacionais e internacionais.

Além disso, o ambiente é charmoso e convidativo, perfeito para encontros descontraídos ou momentos mais íntimos. Para acompanhar, o cardápio traz opções criativas de petiscos e pratos, como tábua de queijos e embutidos, arancini de queijo canastra e croquetes artesanais.

Localização:

Funcionamento: terça a sábado das 11h30 às 23h30 e domingo das 1hh30 às 16h
Preço: $$$
Dica do que pedir: arancini de queijo canastra, tábua de queijos embutidos e vinho

COMENTÁRIO

Agora que você conhece os 10 melhores bares de Belo Horizonte, reúna os amigos e aproveite o melhor da boemia da capital mineira!

Gostou da nossa lista de bares em BH? Qual mais você acrescentaria? Vale lembrar que nessa lista muitos bares excelentes em Belo Horizonte ficaram de fora, portanto, talvez valha uma segunda parte. Que tal? Acompanhe o site da Travel para ficar por dentro de onde comer e beber em vários lugares do Brasil e do mundo.