A Vila dos Remédios é o centro urbano de Noronha, onde a ilha começou a ser habitada ainda quando servia como presídio. O centrinho se desenvolveu a partir da Igreja Nossa Senhora dos Remédios, construída em 1772 e de pé até hoje. Nomeado em homenagem à igreja, o Vista da igreja Nossa Senhora dos Remédios oferece a melhor vista da Vila para a Praia do Cachorro, considerada a mais próxima a uma “praia urbana” que podemos encontrar na ilha. As ruínas do forte foram recentemente restauradas, e é uma delícia sentar nos banquinhos e admirar as fortificações após o esforço da subida até lá.
É interessante visitar ainda o Palácio São Miguel, que hoje funciona como a sede da administração da ilha. O Palácio é um casarão colonial de dois andares, e foi construído sobre as ruínas da antiga diretoria do presídio de Noronha — historicamente, a ilha passou por um período em que funcionou como prisão para onde eram mandados criminosos e presos políticos que não eram bem-vindos no continente. O casarão é aberto para visitação do público de segunda a sexta (entrada gratuita), e lá dentro é possível apreciar a mobília de época e alguns vestígios de sua história carcerária.
Infelizmente, a Vila dos Remédios recebe reclamações por descuido e falta de conservação dos espaços públicos, como por exemplo a ausência de calçadas em certas partes da Vila. A questão pode ser atribuída à extensa burocracia envolvida em qualquer obra feita em Noronha, que ajuda a preservar a natureza, porém acaba dificultando manutenções e restaurações na arquitetura.
Os principais restaurantes e comércio da ilha ficam por aqui, logo você se verá voltando à Vila dos Remédios sempre que bater a fome. Infelizmente, os menus trazem não só a sua próxima deliciosa refeição, mas também o preço “padrão Noronha” que você pagará por ela. Embora não seja assim tão diferente (um pouco mais alto) do que se paga em um restaurante de São Paulo, por exemplo, o valor pesa mais quando é preciso comprar jantares por cinco noites seguidas ou mais, dependendo do tempo da sua viagem. Prepare-se para pagar por volta de R$ 160 por pessoa nos jantares, sem contar bebidas, serviço e couvert artístico. Confira nossa página de onde comer em Fernando de Noronha.
LOCALIZAÇÃO: