Uma cidade tão grande tem cantos, pontes, escadarias, ruelas, avenidas e uma quantidade infinita de caminhos e possibilidades. Isso sem contar as camadas culturais que combinam as diferentes civilizações da tapeçaria turca, combinam também passado e presente, dessa cidade que existiu como palco principal de dois grandes Impérios da humanidade. Por fim, some tudo isso ao fato de Istambul ser a única cidade no mundo que existe entre dois continentes, Europa e Ásia. Deu para imaginar a densidade?
Por isso, a cidade é repleta de experiências e se você quiser encher os seus dias com atrações é realmente possível. Para deixar sua viagem bem especial, criamos roteiros de 3, 5 e 7 dias, que combinam o melhor do tradicional e do alternativo. Também compartilhamos caminhos, lugares, dicas e tiramos dúvidas.
☞ pular para…
- Roteiro de 3 dias em Istambul
- Roteiro de 5 dias em Istambul
- Roteiro de 7 dias em Istambul
- Dicas sobre roteiro em Istambul
- Dúvidas sobre roteiro em Istambul
ROTEIRO DE 3 DIAS EM ISTAMBUL
Para quem fica 3 dias em Istambul, vamos focar nos elementos mais imperdíveis da viagem — daqueles que não se pode deixar de ir, mesmo. O bom é que muitas das atrações principais ficam pertinho uma da outra, e ainda passam por vários elementos da história da cidade: passado, presente, suas respectivas religiões principais, mercados e o Estreito de Bósforo. Com espaço especial para curtir a noite da cidade.
1º DIA: ISTAMBUL CLÁSSICA (HAGIA SOFIA + MESQUITA AZUL + CISTERNA BASÍLICA) + KYBELE HOTEL
Para o primeiro dia em Istambul, propomos uma imersão nos marcos históricos que definem a essência da cidade. Comece sua jornada na magnífica Hagia Sofia, situada na praça Ayasofya Meydanı, no bairro de Sultanahmet. Construída em 537, esta construção serviu tanto como igreja quanto como mesquita, depois como museu, e desde 2020 como mesquita de novo. A Hagia Sofia ainda guarda em suas paredes mosaicos bizantinos e elementos da arquitetura otomana, mesmo tendo função para os muçulmanos. A visita pode ser feita das 9h às 17h (outubro até meados de abril) ou das 9h às 19h (de meados de abril a outubro), e a entrada é gratuita.
A poucos passos de distância, encontra-se a Mesquita Azul, oficialmente conhecida como Mesquita do Sultão Ahmed. O edifício concluído em 1616, é famoso por seus seis minaretes e pelo pátio interior. Mas não espere ver tanto azul por aqui, já que grande parte dos azulejos da cor estão guardados em galerias fechadas ao público. A mesquita está aberta ao público das 9h às 17h30, exceto durante os horários de oração.
Após visitar esses dois monumentos históricos, sugerimos uma parada na Cisterna da Basílica, localizada em frente à Hagia Sofia. Esta estrutura subterrânea, com suas colunas imponentes refletidas na água, proporciona uma experiência única e mágica pelo subterrâneo de Istambul. A cisterna está aberta das 9h às 18h30 (com bilheteria fechando uma hora antes) e das 19h30 às 23h50.
Por aqui, também está o histórico Hipódromo de Constantinopla, um local imponente onde até 100 mil pessoas se reuniam para eventos sociais e políticos na antiga cidade. Localizado ao lado da Mesquita Azul, o hipódromo é adornado por três obeliscos impressionantes: a Coluna de Constantino do século 10, a Espiral das Serpentes e o antigo Obelisco de Theodosius, decorado com hieróglifos egípcios com mais de 3500 anos de idade. A Fonte Alemã, um presente do Kaiser Wilhelm II ao sultão, destaca a influência histórica entre Alemanha e Turquia.
Para finalizar o dia, recomendo um descanso no charmoso Kybele Hotel. O café colorido está situado a poucos minutos de caminhada das principais atrações, é o lugar ideal para desfrutar de um chá, café, ou uma cerveja Efes, enquanto você reflete sobre as maravilhas do dia.
2º DIA: GRAND BAZAAR + MERCADO DE ESPECIARIAS + PONTE DE GALÁTA + BEYOGLU
O segundo dia de sua viagem começará com uma visita ao vibrante Grand Bazaar, situado em Beyazıt, Kalpakçılar. Este mercado histórico, datado de 1455, é um dos maiores e mais antigos mercados cobertos do mundo, recebendo mais de 100 mil visitantes por dia. Aqui, você encontrará uma vasta gama de produtos, desde joias até especiarias exóticas. O bazar está aberto das 8h30 às 19h, e a entrada é gratuita.
Após explorar o Grand Bazaar, siga para o Mercado de Especiarias, localizado a 15 minutos caminhando do Grand Bazaar. Este mercado é conhecido por suas lojas coloridas que vendem frutas secas, cerâmicas, chás e especiarias diversas, além de souvenirs tradicionais, e também costuma ser mais em conta. Ambos os mercados estão abertos todos os dias, a partir da 8h30 ou 8h, respectivamente, até 19h e 19h30.
De lá, em 5 minutos você está no início da Ponte de Gálata. Atravesse do passado para o presente da cidade caminhando pela ponte, com uma vista espetacular da cidade, especialmente ao entardecer. Faça isso pela margem esquerda e observe os locais e sua vida cotidiana, muitos deles pescando. Aliás, enquanto nessa altura estão pedestres e carro, no nível de baixo estão restaurantes e cafés; inclusive, ali você encontra ótimos lugares para comer peixe fresco. Se vai uma dica, dê uma paradinha no Galata Lily Cafe
Uma vez que se atravessa a ponte, você está no bairro de Beyoğlu, um local vibrante onde turistas e locais se encontram. A cena cultural desta região, com seus bares, galerias e restaurantes, oferece uma atmosfera animada tanto de dia quanto à noite. Recomendamos conhecer o estrelado Eleos Restaurant, o Guney Restaurant.
3º DIA: PALÁCIO TOPTAKI + BÓSFORO
Palacio Toptaki + barco no Bósforo
No terceiro dia, visite o magnífico Palácio Topkapi, um dos portais do universo dos Otomanos. Até 1853, o palácio era a residência oficial dos sultões; e aí passou a ser sede do governo e centro cultural da cidade. Imagine que no auge do império mais de 5 mil pessoas moravam no palácio, incluindo a família do sultão, funcionários e estudantes.
O palácio é um grande labirinto de salas, quartos, museus e o imponente Harem, onde viviam as mulheres, filhas e concubinas do sultão. Quer dizer, ainda que não haja uma ordem certa para explorar o Topkapi é fácil se perder e perder detalhes importantes — talvez valha se planejar.
Uma visita completa pode levar 4 horas, mas em 2 horas você já consegue conhecer bastante coisa. Aliás, não se esqueça de visitar o Harem, que tem quartos super conservados e que te fazem viajar no tempo.Se vale uma dica, na alta temporada fica muito cheio e você pode enfrentar filas até para observar as salas de tesouro, por exemplo. Por isso, se programe para ir cedo ou então, caso você esteja lá no horário de pico, visite áreas menos concorridas como a cozinha, até que o palácio se esvazie um pouco.
Após a visita ao palácio, a sugestão é embarcar em um cruzeiro pelo Bósforo, proporcionando uma perspectiva única da cidade. Os barcos partem regularmente dos píeres próximos à Ponte de Gálata, e não é necessário reservar com antecedência, embora seja aconselhável chegar 30 minutos antes para escolher um bom assento. Recomendamos fazer o cruzeiro ao entardecer, para que você possa apreciar o pôr do sol sobre as águas do Bósforo.
ROTEIRO DE 5 DIAS EM ISTAMBUL
Quem fica mais em Istambul, tem a oportunidade de conhecer a cidade por várias perspectivas. Ir do passado ao presente, explorar as diversas religiões e caminhar ainda mais pela tapeçaria que forma a cultura turca. Em cinco dias, o caos fica um pouco mais familiar, mas a sensação é que ainda há muito para conhecer.
4º DIA: KADIKOY + PRÍNCIPE ISLANDS
Do lado asiático, vale conhecer a noite de Kadıköy, com bares de shisha até restaurantes internacionais. De dia também vale a pena vir aqui, nessa mesma zona, e imergir na cultura local, explorando os mercados de rua de Kadıköy, onde você encontra desde antiguidades e artesanato até produtos frescos e delícias locais.
Daqui partem os ferros para o Príncipe Islands (Adalar), um arquipélago tranquilo onde carros são proibidos e se locomover de bicicleta ou carruagem é a regra. São 30 a 40 minutos na água até chegar aqui. Esse é o endereço favorito de fim de semana favorito da aristocracia otomana, e ainda hoje você encontrará muitas vilas em estilo vitoriano.
As quatro ilhas principais do arquipélago são Büyükada, Heybeliada, Burgazada e Kinaliada. Cada ilha tem uma comunidade religiosa maioritária. Kınalıada era a estância de férias dos bispos armênios e armênios de Istambul, Burgazada era uma vila de pescadores gregos, Heybeliada era a ilha da “burguesia” turca e grega de Constantinopla e, finalmente, a maior ilha, Büyükada, era popular entre judeus e europeus. Elas são acessíveis por balsa de Beşiktaş, Eminönü e Kabataş do lado europeu, e Kadıköy e Bostancı do lado asiático.
Ao cair da tarde, volte para Kadıköy explore a atmosfera da região, onde a noite ganha vida com uma variedade de opções gastronômicas e de entretenimento. Desde bares de shisha tradicionais até restaurantes internacionais sofisticados, há algo para todos os gostos. Recomendamos sentar-se no Ciya Sofrasi ou no Sakar Keybek.
5º DIA: TORRE GALÁTA + ISTIKLAL + ÇIÇEK PASAJZ
No quinto dia, temos Istambul por uma perspectiva diferente. Recomendamos uma visita à icônica Torre Galata, situada no topo de uma colina a 140 metros acima do nível do mar. Para chegar até lá, você terá que subir uma rua de paralelepípedos e uma escadaria imponente, mas a vista panorâmica que aguarda no topo recompensa cada passo. Da torre, veja as ruas pitorescas de Taksim, a baía de Istambul e as cúpulas das mesquitas que pontuam o horizonte, incluindo o peculiar telhado do Palácio de Topkapi.
Após desfrutar da vista única da Torre Galata, desça e siga para a movimentada Rua Istiklal, um calçadão de pedestres repleto de lojas de grife, restaurantes e lojas de doces turcos. Caminhe pela rua, e, de tempos em tempos, embarque no bonde histórico que adiciona um charme especial ao passeio. A Rua Istiklal é um microcosmo de descobertas culturais e gastronômicas, onde cada esquina revela um pedaço da modernidade e tradição de Istambul. Se vai uma dica, sente-se no Hatay Medenuyeter Sofrasi, com uma pegada mais local mesmo em meio a essa zona turística.
Dessa localização, continue por 20 minutos em direção ao sul, pela avenida, até chegar à Rua Hüseyinağa, onde fica localizada Çiçek Pasajz. Essa caminhada leva você por uma das principais áreas comerciais e culturais de Istambul. E, por fim, você estará nesse lugar, onhecido como a “passagem das flores”. O Çiçek Pasajz é uma galeria de restaurantes tradicionais em Istambul, oferecendo uma experiência gastronômica única em meio a uma atmosfera histórica.
ROTEIRO DE 7 DIAS EM ISTAMBUL
Para quem fica mais um pouco, a oportunidade de explorar mais horizontes ou, simplesmente, se demorar. Como a cidade é cheia de atrações, atividades não faltam, mas nesse momento você vai estar mais familiarizado com alguns cantos da cidade, e sensação é que você está de fato frequentando Istambul.
6º DIA: NOVA MESQUITA + PALÁCIO DOLMABAHÇE + SHOW DERVISHES
A Nova Mesquita também chamada de Mesquita da Mãe do Sultão, encomendada por Safiye Sultan, mãe do Sultão Mehmet III. Embora seja tão encantadora quanto a Mesquita Azul, costuma ser menos movimentada. Suas paredes são adornadas com azulejos coloridos e cúpulas elaboradas, e seu carpete é um dos mais belos de Istambul.
Localizada próxima ao Grand Bazar, ao caminhar em direção à Mesquita Süleymaniye, você passará pela imponente Universidade de Istambul – sua entrada principal é digna de uma foto. Embora não tão adornada quanto a Mesquita Azul ou a Mesquita Nova, a Süleymaniye é a maior mesquita de Istambul. A mesquita está aberta todos os dias, até às 16h45; às sextas-feiras fica aberta até 01h.
Na sequência, visite o Palácio Dolmabahçe. Essa obra arquitetônica foi o principal centro administrativo do Império Otomano de 1853 a 1922, é simplesmente lindo e fica localizado na beira do Bósforo. Nossa dica é para pegar, ao menos, um audio tour e imergir nessa experiência possível que te teletransporta, nos mínimos detalhes visuais, para o passado
À noite, mergulhe na fascinante cultura sufista com o Show dos Dervishes, uma cerimônia ritualística conhecida como Sema. Os Dervishes realizam movimentos giratórios giram em movimentos que simbolizam a harmonia cósmica, imitando os planetas e as estrelas, acompanhados pelo som de músicas e poemas religiosos. Um banho de cultura! Recomenda-se adquirir os ingressos antecipadamente, pois os shows ocorrem em vários locais pela cidade, cada um com sua própria atmosfera e encanto.
7º DIA: MUSEU DE ARTE MODERNA
Para os dias finais da viagem, a dica é desacelerar. Após uma semana inteira explorando várias cantos de Istambul, a Travel sugere algumas atrações para descontrair e fechar com chave de ouro a sua experiência internacional. Incluímos compras e a visita ao Museu de Arte Moderna.
Uma outra alternativa é conhecer o Museu de Arte Moderna, é um museu de arte contemporânea situado em Tophane, no famoso distrito de Beyoğlu. Durante a viagem, você provavelmente atravessou e explorou essa região, inclusive, há grandes chances do seu hotel estar nas proximidades e, por isso, essa é uma boa alternativa para o último dia. Inclusive, vale guardar para o final da viagem a visita a um grandes museus de Istambul, mas dessa vez contando a história ao vivo. Assim, levar embora consigo o gosto da novidade, do que Istambul representa nos tempos atuais e como expressam-se os artistas dessa geração. Aliás, para além de obras de arte turcas e internacionais, existe uma programação de cinema. Você pode conferir as atividades diretamente pelo site. O museu está aberto todos os dias das 10h às 20h, exceto às segundas-feiras.
DICAS SOBRE COMO MONTAR SEU ROTEIRO PARA ISTAMBUL
Dentre as maiores dicas para montar seu roteiro, a primeira é escolher bem sua localização. Com a localização certa, você vai decidir se o que vale mais a pena é estar na autenticidade do bairro asiático, perto da grande parte das atrações ou em frente ao estreito, por exemplo. A base vai criar um sentido para a sua viagem.
A outra dica especial está relacionada a necessidade, ou não de guia. A história dessa cidade, seus elementos e seus caminhos, são de uma grandiosidade tamanha, que um guia pode deixar tudo ainda mais interessante e fácil de ser compreendido. E por fim, não se esqueça que Istambul é dona de muitas perspectivas diferentes, de dia e de noite.
DÚVIDAS SOBRE COMO MONTAR SEU ROTEIRO EM ISTAMBUL
A seguir, confira as principais dúvidas na hora de montar um roteiro em Istambul:
1. Quantos dias são suficientes para visitar Istambul?
Considere no mínimo três para poder conhecer as atrações mais importantes da cidade. No roteiro da Travel, compilamos para os três primeiros dias atrações imperdíveis e ainda um passeio de barco para ver Istambul de uma outra perspectiva.
2. Qual é a melhor maneira de se locomover por Istambul?
A melhor combinação é transporte público e a pé. Uma vez que se está em uma determinada zona da cidade, ir de uma atração até a outra é possível caminhando. Inclusive, nesse roteiro, elaboramos dias com atrações que se combinam em termos de características mas, especialmente, de acessibilidade.
3. Preciso comprar os ingressos para as atrações com antecedência em Istambul?
Quando for possível comprar com antecedência, sugerimos que assim o faça, para garantir um lugar. Em especial quando for alta temporada. No entanto, existem muitas atrações gratuitas, e sugerimos que, nesse caso, evite os horários de pico.
4. Vou gastar muito dinheiro em Istambul?
Muitas atrações são gratuitas, mas as atrações que não são costumam ser um tanto caras. O balanço entre atrações gratuitas e pagas torna Istambul um destino eclético. O mesmo acontece com restaurantes e acomodação, com uma margem de diferença muito alta, do street food a alta gastronomia. Sem mencionar a possibilidade de combinar transporte público e caminhadas e economizar ainda mais.
5. Onde devo ficar em Istambul?
A nossa recomendação é para que se hospede em Sultanahmet ou Karakoy. Consideramos essas duas porque são mais centrais, tornando mais fácil acessar atrações e restaurante a pé mesmo.
Por fim, com papel e caneta em mãos, é hora de começar a montar o seu roteiro para Istambul!