A capital de Portugal tornou-se um dos destinos preferidos dos viajantes brasileiros. Seja por compartilhar o mesmo idioma, pela cultura que influenciou a história do Brasil ou pelas inúmeras oportunidades de apreciar paisagens belíssimas em suas terras.  A boa notícia é que ela está sempre de portas abertas, o que facilita muito na hora de definir quando ir a Lisboa.

Aliás, diferente do Brasil, as estações são bem definidas por lá. O inverno, é daqueles que venta e chove! Já quando faz calor, o “kit de sobrevivência” deve incluir: protetor solar, muita água e sombra fresca. Entretanto, para fazer uma escolha certeira é importante ter em mente o objetivo principal da sua viagem. É conhecer os monumentos históricos? Se deliciar com vinhos de alta qualidade e gastronomia local? Ou quem sabe, conhecer a capital e depois dar um pulinho no litoral?

Bom, para te auxiliar nessa escolha, nós da Travel, compilamos algumas informações muito úteis na hora de planejar a sua viagem.

Quando ir a Lisboa.

☞ pular para…

QUANDO IR A LISBOA

Lisboa é uma cidade encantadora em todas as épocas do ano, isso é um fato. Seja enfrentando um frio acompanhado de leves ventanias e chuvas no inverno ou durante o calor intenso e vibrante do verão, a capital de nosso país irmão é digna de visita em todas as estações .

Ao planejar sua viagem para a cidade, é essencial considerar a volatilidade do clima na região, que pode apresentar várias facetas em um mesmo dia.  Por isso, é aconselhável estar bem acompanhado de um casaco leve e versátil. O famoso “quebra-galho”. Porém, não se desespere! Pois a maioria dos estabelecimentos estão preparados para as baixas temperaturas. Em outras palavras, você sempre terá um lugar para se aquecer e desfrutar daquele tradicional cafézinho português durante a sua estadia.

VERÃO EM LISBOA

Como na maior parte das cidades europeias, os meses de verão é quando o bad mood dos dias frios desaparece e as pessoas voltam a se apaixonar pela cidade e ocupar cada canto dela. Em Lisboa, isso não é  diferente e ficará bem óbvio durante a sua visita. Inclusive, é nessa época do ano que acontece as férias no Hemisfério Norte. Ou seja, espere um grande fluxo de turistas e preços de hospedagem e passagens que não poupam os bolsos.

Primeiramente, a estação se inicia no dia 20 de junho e vai até 22 de setembro. Os dias são mais longos, sendo que o Sol nasce por volta das 6h30 e se põe entre 21h e 21h30. Já as chuvas, são bem raras nessa época. Em outras palavras, é a estação perfeita para fazer passeios de barco pelo Rio Tejo, ir aos festivais de música e aproveitar as noites nos bairros mais animados da cidade, como o Bairro Alto e Alfama.

Já a média das temperaturas não é de assustar os brasileiros. As máximas costumam ficar na casa dos 30ºC, com alguns picos de calor chegando próximo aos 40ºC, principalmente em Julho e Agosto. Em contrapartida, ao cair da noite as temperaturas podem chegar até 15ºC.

Apesar de ser alta temporada e contar com preços mais elevados, o verão em Lisboa é quando as pessoas ocupam as esplanadas dos bares e restaurantes para beber um bom vinho e papear a qualquer hora do dia. É quando os miradouros com vistas panorâmicas da cidade convidam pessoas do mundo inteiro a sentar na grama e apreciar o pôr do sol. Adicionalmente, é quando o Cine Club Society organiza sessões de cinema ao ar livre  e as Festas dos Santos Populares enchem a cidade de cores e espalham o cheiro de sardinha pelo ar. Para fugir da rota turística, opte por conhecer Comporta e a Costa Vicentina. Você não vai se arrepender!

OUTONO EM LISBOA

Optar por conhecer Lisboa nas estações consideradas “amenas” pode ser uma sacada inteligente. Durante o Outono, a confusão e a lotação dos meses de verão diminuem significativamente. Tornando a circulação pela cidade, seja a pé, de bondinho ou de bicicleta, muito mais tranquila. Além disso, as atrações turísticas e os disputados rooftops ficam bem mais acessíveis. E, é claro, os preços seguem a mesma tendência.

A estação começa oficialmente no dia 23 de setembro e vai até 21 de dezembro. Já em relação a duração dos dias, aqui é quando eles lentamente começam a ficar mais curtos. O Sol nasce por volta das 7h e se põe entre 20h e 20h30. Aliás, o Outono é a temporada da colheita das uvas e do azeite em Portugal. As vinhas nas proximidades de Lisboa ganham vida com a atividade das vindimas, e muitas vinícolas oferecem passeios e degustações para os interessados. Além do mais, é uma excelente época para apreciar a gastronomia tradicional portuguesa, com pratos quentes e reconfortantes, como o bacalhau à brás e a sopa de feijão-verde.

Já em relação à média de temperaturas, o clima é fresco e agradável para perambular pela capital, com máximas ao redor de 25 ºC e mínimas que podem chegar a 12 ºC. Essa é a estação em que sobretudos e cachecóis são bem-vindos! Aproveite a oportunidade para continuar com os passeios ao ar livre e explorar mais da cultura portuguesa. Uma boa pedida é visitar as Casas de Fado, que enaltecem a música tradicional mais amada do país.

Além disso, o Castelo de São Jorge e o Palácio Nacional da Ajuda são construções magníficas que proporcionam um mergulho na rica história do país. E, claro, não poderiam faltar os jardins. Para aqueles que gostam de visitar pontos turísticos, o Parque Eduardo VII é uma ótima opção. Para os que preferem uma rota mais alternativa, o Jardim Gulbenkian e o Jardim dos Sentidos são boas paradas.

INVERNO EM LISBOA

A boa notícia é que o inverno de Portugal é considerado o mais ameno de toda a Europa. Pronto, agora já você pode respirar em paz! Será necessário se vestir em camadas, usar casacos ou jaquetas mais pesadas e calçados fechados. Mas fora isso, o ritmo de exploração continua em alta.

Além de ser a capital, Lisboa também é a maior cidade do país, o que significa que ela concentra e sedia a maior quantidade de opções de entretenimento e eventos. Ou seja, você ainda terá muitas coisas para fazer durante a sua viagem. Embora a agitação fique reservada para os meses mais quentes, a cidade também pode ser visitada durante o inverno, que, apesar da ventania constante e das chuvas regulares, muitas vezes oferece um céu azul de dar inveja às demais cidades.

Para começar, a estação começa oficialmente no dia 21 de dezembro e vai até 20 de março. Em relação à duração dos dias, este é o período em que eles são mais curtos. O sol tende a nascer por volta das 7h30 e 8h e se põe às 18h. Quanto às médias de temperatura, as máximas ficam em torno dos 16 ºC, e as mínimas variam entre 5 ºC e 10 ºC. Uma estratégia interessante é optar por fazer passeios em ambientes fechados. O Oceanário de Lisboa, por exemplo, é uma excelente ideia para aqueles que viajam com crianças. O Museu Nacional do Azulejo e a Casa Fernando Pessoa também são paradas muito interessantes para mergulhar fundo na cultura do país.

Aliás, se estiver buscando um passeio mais versátil, visite o LX Factory, um dos queridinhos dos lisboetas. Em seguida, se o seu intuito é mesmo aproveitar os dias frios, jogue-se nas pistas de patinação no gelo do Parque Eduardo VII e da praça central do UBBO. Além disso, não se esqueça de provar as famosas castanhas portuguesas nas feirinhas de natal nas principais praças de Lisboa. Por fim, para aqueles que buscam uma aventura, faça um bate e volta até a Serra da Estrela para ver a neve.

PRIMAVERA EM LISBOA

A primavera é para os lisboetas uma espécie de “pré-verão”. É nesse período que as roupas mais leves, até mesmo as de banho, começam a sair do armário, e os próprios portugueses ficam magicamente mais simpáticos. Aliás, os passeios ao ar livre voltam a dar as caras, porém as viagens de carro para o litoral roubam a cena. Inclusive, opções é o que não vai faltar.

Primeiramente, A estação começa no dia 20 de março e vai até 20 de junho. O Sol volta a nascer por volta das 6h e se põe entre às 19h e 19h30. Em seguida, as temperaturas começam a esquentar depois de muito tempo. As máximas chegam aos 22ºC e as mínimas ficam entre 10ºC e 15ºC. Sabe aquele casaco leve de emergência? Não o abandone, ele pode ser uma boa companhia nessa época durante o entardecer.

Quando ir a Lisboa.

Adicionalmente, Lisboa é uma dessas cidades com uma localização perfeita. Situada no “meio do caminho” de Portugal, com poucas horas de carro você pode chegar à região do Vale do Douro, no norte do país, ou às magníficas praias do Algarve, ao sul. Isto é,  você tem uma costa inteira de opções para desbravar durante a sua estadia! No entanto, para aqueles viajantes que preferem permanecer na cidade ainda há muitas opções.

Faça uma visita à Green Street, uma rua repleta de lojas trendy e tascas portuguesas. Não se esqueça do Mirari, o novo spot mais badalado e frequentado pelos jovens alternativos da cidade. Em seguida, os passeios clássicos não poderiam ficar de fora. Aproveite para fazer o percurso completo do Elétrico 28 e tirar ótimas fotos! Por fim, faça uma visita a Belém para provar os famosos Pastéis de Belém, visitar a torre e relaxar no gramado para uma pausa mais do que merecida. S

MELHOR ÉPOCA PARA IR A LISBOA

Gostamos de ressaltar que, a escolha das datas da sua viagem depende do tipo de experiências que você quer viver na cidade. Portanto, não há uma resposta 100% correta!

Analisando algumas comodidades e preços, de modo geral, a Primavera e o Outono são ótimas opções para se considerar. Há uma boa oferta de passagens aéreas para Portugal, fazer reservas em hospedagens e comprar bilhetes para algumas atrações também não costumam ser um problema. Além disso, a cidade não está tão cheia, circular pelos bairros mais famosos tende a ser mais tranquilo e também há uma gama de atividades disponíveis em Lisboa e seus arredores nessa época.

Porém, o verão é perfeito para viver boas aventuras, se jogar nas festas e nos festivais. Se esse é o foco da sua viagem não hesite em marcar a sua ida em meados de Junho a Setembro. Por fim, se você é um amante do inverno, Lisboa está a sua espera do final de Dezembro até Março. Com feiras natalinas, bons vinhos, pratos típicos de dar água na boca e boa música.

FERIADOS EM LISBOA

Para se programar melhor, é importante se informar sobre os principais feriados de Lisboa para que não tenha surpresas desagradáveis no seu roteiro, já que normalmente as atrações podem estar fechadas nestas datas. Segue abaixo a lista dos principais feriados na cidade em 2024:

  • 1º de janeiro: Ano Novo.
  • Terça-feira de carnaval: Data variável.
  • Sexta-feira de Páscoa: Data variável.
  • 25 de abril: Dia da Liberdade. Comemora a Revolução dos Cravos, um levante militar que no dia 25 de abril de 1974 provocou a queda da ditadura salazarista implementada em 1926.
  • 1º de maio: Dia do Trabalho.
  • 10 de junho: Dia de Portugal e Dia de Corpus Christi.
  • 13 de junho: Dia de Santo Antônio. É tradição pedir ajuda a Santo Antônio para encontrar um namorado ou namorada, além de pedir que abençoe os casamentos.
  • 15 de agosto: Dia da Assunção de Nossa Senhora.
  • 5 de outubro: Dia da República. Celebra a queda da Monarquia e a implantação da República em 1910.
  • 1º de novembro: Dia de Todos os Santos.
  • 1º de dezembro: Restauração da Independência. Celebra a restauração da independência portuguesa da Espanha em 1640.
  • 8 de dezembro: Dia da Imaculada Conceição.
  • 25 de dezembro: Natal.

Há também aquelas datas especiais, porém não são consideradas como feriados. Dentre elas: Dia dos Namorados, Halloween, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, etc.

COMO SE VESTIR EM CADA ESTAÇÃO DO ANO EM LISBOA

Essa é aquela parte da viagem que uma mãozinha é sempre bem vinda, não é?  Pensando nisso, nós da Travel compilamos algumas informações que vão te ajudar a montar a sua mala de acordo com a estação do ano em Lisboa.

Alguns itens são mais específicos do que outros. Entretanto, óculos de sol, calçados confortáveis e um casaco leve são necessários em todas elas. Eles são seus itens chaves! Dito isso, aqui estão as nossas sugestões:

Quando ir a Lisboa.

1. Verão: Durante o dia, opte por roupas leves e frescas, como camisetas, regatas, shorts e vestidos. Tecidos como algodão e linho tendem a ser mais confortáveis e leves. Já para os calçados, um tênis confortável, chinelo e sandálias são um bom combo. Já durante a noite, pode esfriar um pouco, então tenha uma jaqueta leve à mão para precaução. A base do look pode continuar a mesma do dia, só adicione uma calça comprida a mala.

2. Outono: Camadas leves, como camisas de manga longa ou suéteres são necessários. As calças já entram como protagonistas para proteger as canelas do friozinho. Para os pés, escolha botas ou tênis. Ao cair da noite, um sobretudo pode ser necessário. Acessórios como cachecol, gorros ou boinas também caem bem nessa estação.

3. Inverno: Opte por roupas quentes, como casacos mais pesados, suéteres, moletons, calças e botas. Não tem como fugir dessa combinação no inverno! Além disso, durante a noite o frio se intensifica, então vista-se em camadas. Nesse horário cachecol, luvas e gorros são mais que necessários. Aliás, roupas polares, de segunda pele e impermeáveis são uma ótima pedida para ficar mais confortável nessas temperaturas.

4. Primavera: Nessa época as camadas de roupa começam a diminuir e peças leves como camisetas começam a dar as caras. Porém, ainda não é verão! Mantenha as calças na sua mala, assim como sapatos fechados. Por fim, um suéter leve ou jaqueta fina, são cartas na manga durante o anoitecer. Aquele friozinho não desapareceu completamente e provavelmente vai dar as caras quando você menos espera. Já para os acessórios, óculos de sol e chapéus funcionam nessa estação.

Para definir a sua mala, vale também dar uma verificada na imagem abaixo, com as médias mínimas e máximas conforme os meses do ano:

(Fonte: World Metereological Organization)

DÚVIDAS SOBRE QUANDO IR A LISBOA

Algumas dúvidas sobre quando ir a Lisboa podem surgir na mente dos viajantes. Pensando nisso, elaboramos as 5 principais perguntas a respeito do assunto:

1. Qual a época mais barata para ir a Lisboa?

A época mais barata para visitar Lisboa é durante a baixa temporada, que geralmente caem no outono e na primavera. Meses como outubro, novembro, março e abril costumam oferecer boas ofertas de passagens e hospedagens.

2. Quando chove em Lisboa?

Entre outubro e fevereiro, ocorre a maior intensidade de chuvas em Lisboa, com uma precipitação anual de 700 mm. São aproximadamente 90 dias de chuva ao longo do ano. Mas não se preocupe, geralmente são chuvas leves e passageiras.

3. Neva em Lisboa?

É muito raro! Os primeiros sinais de neve, na verdade, acontecem na Serra da Estrela durante no início do inverno, entre dezembro e março. As cidades estão cerca de 3h30 de distância.

4. Quais são os meses com mais tempo de claridade em Lisboa?

Os meses de verão são quando têm a maior incidência de luz solar. De junho a setembro, costuma escurecer por volta de 21h30.

5. Quais são os meses mais quentes em Lisboa?

Os meses mais quentes em Lisboa costumam ser  julho e agosto. As máximas costumam ficar na casa dos 30ºC, com alguns picos de calor chegando a temperaturas próximas aos 40ºC. Em contrapartida, ao cair da noite as temperaturas podem chegar até 15ºC.