Tulum tem uma infraestrutura que se opõe aos escândalos arquitetônicos de Cancun e Riviera Maia, mas que, ao mesmo tempo, também convidam para o conforto e para o agito (se assim desejar). A cidade tem opções de hotéis e restaurantes mais sofisticados e uma orla badalada tanto de dia quanto de noite. Quer dizer, ainda que todos os destinos caribenhos possuam águas azuis cristalinas e areias branquinhas, a atmosfera mais charmosa e descolada está com certeza reservada para essa cidade.
Aliás, se você está indo especialmente para apreciar as águas das Praias em Tulum, evite os meses de junho a agosto. Talvez você já tenha ouvido falar do problema do sargaço, que acontece, principalmente, nesse período. Se trata de uma espécie de alga que serve de alimento para tartarugas, peixes e mamíferos, mas que, ao longo dos últimos seis anos, vem aparecendo em maior quantidade, e isso deixa a água marrom, um odor fétido e provoca a morte da fauna marinha. Nada agradável! Ligue no hotel e pergunte se a praia à frente costuma ter muito sargaço no período em que você planeja ir.
O que se mantém igual ao longo do ano – de alguns milhares de anos, no caso – são as ruínas de Tulum, que dividem espaço com a paisagem dessas praias. Ou seja, além do lado badalado de Tulum, por ser a única cidade maia litorânea a cidade também convida à cultura! E para além das ruínas litorâneas, quem também faz história por ali são as iguanas, que gostam de tomar um Sol e ficar de boa.
Importante ressaltar que mesmo que as praias façam parte de uma mesma extensão de areia de 10 quilômetros (com algumas intermitências) elas são divididas entre públicas e privadas (praia de hotel com acesso restrito) e as experiências são bem diferentes.
PLAYA PARAISO
Entre as praias de Tulum, a mais famosa e, mesmo sendo pública e com seus poucos quilômetros de praia, não costuma ficar muito cheia! Além disso, ela abriga a palmeira mais emblemática de Tulum e suas águas costumam ser exploradas pelos banhistas com o uso de snorkel.
O beach club Playa Paradíso sinaliza que você chegou! Todavia, recomendamos que ande mais um pouquinho para evitar o pedaço de areia lotado à frente desse beach club tão famoso, até porque há outros beach clubs por lá mais tranquilos e com preços menores. Por conta dos beach clubs quem mais gosta de frequentar essa praia são os jovens, mas é possível ver famílias também.
Dá pra ir andando das ruínas de Tulum até essa praia, ou de bike, táxi, como preferir (só não há transporte público), são apenas 2 quilômetros de distância do centrinho. Chegando lá é possível alugar espreguiçadeiras, guarda-sol, pedir comida e fica a dica, se o movimento estiver baixo tente negociar os valores!
PRAIA DE SANTA FÉ
Depois da Praia das Ruínas, é uma das mais próxima das ruínas de Tulum, localizada mais à direita do velho farol maia El Castelo que fica na beira do penhasco. Além de farol, seu espaço também era dedicado a cerimônias e é umas das mais importantes (e mais fotogênicas) construções arqueológicas da região.
A praia em si é bem pequena, e tem bastante pedras, mas conta com uma ótima estrutura: bares, quiosques, restaurantes, aluguel de espreguiçadeiras. Está a poucos passos da mais badalada e maior Playa Paradíso
PLAYAS RUÍNAS
Como os sítios arqueológicos não oferecem nenhuma sombra, o calor às vezes se torna difícil de lidar. No caso da visita às Ruínas de Tulum, caso isso aconteça, você poderá simplesmente descer as escadas e pular no mar! Esta pequena praia torna a experiência de visita às ruínas muito especial.
Para chegar lá pegue uma bike e vá contornando a orla (caminho mais longo, mas vale a pena). Ou vá de táxi mesmo para depois já seguir para a Ruínas de Coba, por exemplo, ou simplesmente para não ficar preso à bike.