No Brasil, temos o brigadeiro; na Itália, o gelato; já na França, o macarron. Poderíamos listar inúmeros doces típicos ao redor do mundo, mas nenhum chegaria aos pés dos pastéis de Belém, servidos no estabelecimento que leva o mesmo nome em Lisboa. O motivo? Poucas receitas do mundo carregam tanta tradição e mistério. Criada em 1837, ainda não se sabe qual é o passo a passo original para fazer este iguaria tão típica portuguesa e que mantém todos os seus aspectos até hoje.
Inclusive, saiba: pastéis de Belém só existe no estabelecimento Pastéis de Belém, visto que o produto foi patenteado. Isso significa que todos os outros são, na verdade, pastéis de nata, embora seus sabores sejam bastante similares. Há uma briga entre os moradores e os turistas sobre qual seria o melhor, pastel de belém ou de nata, e fato é que ambos são igualmente deliciosos. Portanto, ao se deslocar à região de Belém, não deixe de visitar o estabelecimento — e não se assuste com a fila, que, à primeira vista, pode assustar, mas ela é bastante rápida, principalmente porque o lugar é gigantesco e conta com inúmeras mesas (mas ainda há a opção take away, que costuma ser ainda mais agilizada).
Além do tradicional doce típico português, que deve ser apreciado com um pouco de canela e açúcar salpicados por cima, o Pastéis de Belém também serve inúmeras comidinhas tradicionais, tais como toucinho do céu, travesseiro, queque e bola de berlim. Caso queira algo salgado, escolha algumas das friturinhas: croquetes e pastéis de bacalhau são as melhores escolhas. Cada item não custa mais que 2 euros, então é uma ótima opção para se alimentar a um preço acessível. Ou seja, trata-se de uma ótima parada entre uma atração turística e outra.
Localização: Belém.
Horário: todos os dias, das 09h00 às 21h00.
Preço: €
Tipo: Doces