A Osteria Cucina Di Amici é a primeira tasca italiana em Portugal. Ou seja, uma junção pioneira e bem sucedida das culturas italiana e portuguesa!

(Foto: Time Out Lisboa)

Primeiramente, as anfitriãs, criadoras, chefs e donas do lugar são Chiara Fero e Tânia Martins. Sabe aquelas amigas curiosas, criativas e adoráveis que adoram organizar jantares e cozinhar para os amigos? Bom, são elas.  A tasca nasce com a proposta de ser um cozinha simples, artesanal e com sabor. Inclusive, todas as massas e salsichas utilizadas nos pratos são feitos na casa.

Aliás, a ementa da Osteria Cucina Di Amici é organizada em entradas (Per Iniziane), pratos na frigideira (Nella Padella), pratos de panela (Nella Pentola) e pratos no forno (al Forno).  Difícil mesmo é saber por onde começar,  já que no quesito opções o estabelecimento não deixa nada a desejar.

Entre as opções disponíveis estão, almôndegas de carne com “o melhor molho de tomate do mundo” e purê. Além disso, há  gnocchi frescos de batata, queijo taleggio e rosmaninho e ainda a lasanha de fino pão com abobrinha tomate e ricotta, feitos no forno. Adicionalmente, para acompanhar há também vinhos italianos.

Mas o que de fato caracteriza uma tasca, além de serem tradicionais em Portugal? As comidas com preços acessíveis e que são pensadas para serem divididas. O ambiente também é um fator importante. Em sua maioria, não são espaços  grandes, precisam ser aconchegantes, permitir conversas entre as pessoas sobre assuntos do dia a dia, mas também incentivar a troca entre pessoas da mesma região.  Em outras palavras, a Cucina di Amici.

Horários: Segunda, das 19h30 às 1h. De Terça a Sábado,  das 12h30 às 16h e das 19.30h às 2h. Já aos Domingos, das  12.00h às 1h.

Preços: Entre €15 – €30.

Tipo: Focado em pratos típicos italianos.