Mergulho e batismo de cilindro são atrativos muito populares em Fernando de Noronha, e as atrações especiais do lugar são os naufrágios que se podem visitar. Próximo ao Porto de Santo Antônio e perfeito para quem não tem costume de mergulhar está uma embarcação grega chamada Maria Stathatos. O navio pegou fogo em 1937, e hoje seus restos descansam semi-enterrados no chão do oceano, tomados por algas e cardumes de peixes. Não é muito profundo — cerca de seis metros, dependendo do ponto e da maré —, portanto o cilindro não é necessário. Leve máscara, snorkel e nadadeiras. 

Já para mergulho de cilindro, o mais famoso é conhecido apenas por “Navio do Porto”, e é propício para iniciantes. Quem nunca mergulhou antes conhece aqui um batismo diferenciado de outras instâncias: os novatos começam sendo puxados pelo instrutor por intermédio de uma boia, e escolhem soltá-la e se locomover livremente a partir do momento em que se sentem seguros para isso. 

A experiência pode começar diretamente da Praia do Porto, de onde os turistas seguem a nado ou pegam carona com um barco (a carona sai por um valor adicional). O naufrágio fica a uma profundidade de cerca de 10 metros, e quanto mais fundo, maior é a diversidade de vida marinha encontrada por ali. Caso esse seja seu primeiro mergulho, atente-se para o fato de que a atividade só pode ser feita no mínimo 24 horas antes do seu voo de volta, para não haver riscos de sofrer uma descompressão.

Se você é mais experiente e está em busca de emoção a grandes profundidades, considere conhecer o mergulho até o naufrágio da Corveta Ipiranga V-17, submerso entre os 45 e 60 metros de profundidade na região da Ponta da Sapata. A corveta costumava ser um navio de carga, levando suprimentos do Recife a Noronha, até sofrer uma colisão e ser propositalmente naufragada na década de 80. 

Por ser relativamente recente, a embarcação está em ótimo estado de preservação, e é possível observar objetos e pertences deixados pela tripulação em seu interior. Este mergulho é uma atividade de risco, portanto recomendamos que contrate uma equipe eficiente e siga todas as instruções de segurança à risca. Este passeio sai por volta de R$ 2.410 (2021), e demanda os seguintes requisitos do mergulhador: ter curso de nitrox avançado, ter mais de 50 mergulhos, destes alguns profundos, e fazer pelo menos três saídas com a operadora contratada para avaliação de aptidão.