Como é de se esperar, o cardápio do Hartwood é rico em frutos-do-mar caçados de lança por moradores locais como amberjack, pargo e robalo como opções. Aliás, todos os ingredientes utilizados são 100% orgânicos e provenientes de fazendas, localizadas a 3 quilômetros de distância de Tulum, que usam o sistema de cultivo chamadas Milpa. Por meio deste sistema, os milpeiros, como são chamados, se baseiam em métodos agrícolas dos antigos povos mesoamericanos como corte e queima de trechos de floresta, tornando o solo muito produtivo.
Lampiões a querosene, velas em todos os lugares iluminam o espaço, enquanto os pratos são preparados pelo Chef Eric Werner em uma espécie de forno a lenha artesanal. A cozinha é totalmente aberta, possibilitando aos convidados a observar toda a preparação dos pedidos antes de serem entregues às respectivas mesas. O ambiente do Hartwood é acolhedor e, em épocas de lua cheia, se torna mágico uma vez que não há teto no local. No entanto, em dias chuvosos, é impossível reservar uma mesa.
Não á sinais de fogões, fornos de convecção, muito menos fritadeiras, o único eletrodoméstico disponível é um liquidificador. Apesar de uma cozinha equipada com apenas o básico, Werner reescreve o cardápio com pratos clássicos da cultura local com técnicas modernas. Além disso, foram instalados painéis solares que garantem o funcionamento adequado do restaurante, sem contar a compostagem de resíduos realizados no local.
A costela de porco cozidas por 14 horas e cobertas de agave e mel, o peixe inteiro assado com rabanete em conserva e limão-doce ou então a famosa salada de jicama crocante (uma espécie de inhame da América Central) temperada com menta e lima são indispensáveis. Apesar dos favoritos, o cardápio muda constantemente acompanhando os legumes e frutas da estação vigente. Há ainda uma variedade de sucos frescos que atendem todos os públicos, bem como os coquetéis de frutas com muito mezcal – a grande aposta é o Supernova ou a picante Piña Habanero magarita.
Para se deliciar nesse restaurante em Tulum, saiba que ele é um dos mais procurados e um must-to-go durante a viagem – se prepare, pois, aceitam apenas pagamentos em dinheiro. São necessárias reservas com até um mês de antecedência e mesmo assim há sempre uma grande fila antes de abrir as portas – é evidente o sucesso dos suculentos pratos de Werner – de quarta a domingo.