A Galleria Borghese está localizada dentro da Villa Borghese, um dos maiores parques verdes de Roma, e é um dos museus de arte mais importantes do mundo. O prédio era um palácio onde viveram muitos herdeiros dos Borghese, uma das mais ricas e poderosas famílias italianas de todos os tempos.
Pinturas, esculturas, mosaicos e baixos-relevos do século XV ao século XIX fazem parte da coleção exposta nos dois andares do edifício. Ali, se encontra a maior coleção do mundo de obras de Caravaggio e um grande número de obras-primas de Bernini e outros artistas como Tiziano, Rafael e Botticelli. E além das obras de arte, os ambientes são ricamente decorados, o que torna a visita ainda mais especial.
A entrada na Galleria deve ser reservada online ou por telefone com antecedência pois os horários são agendados previamente. Ela faz parte do circuito dos Museus de Roma, portanto, no primeiro domingo de cada mês, a entrada é gratuita. Mas deve ser sempre reservada previamente. Além disso, é possível ter acesso utilizando o Roma Pass, também fazendo reservas com certa antecedência.