Ir a Barcelona fica muito mais fácil, e até divertido, com a dicas especiais da Travel. Nessa matéria, compilamos a dicas mais valiosas para que, quem quer que visite a cidade, tenha uma estadia mais fluída. Desde quem está interessado em compras ou nos horários dos estabelecimentos, aqui tem um pouco de tudo e para todos; e um pouco, que ajuda muito!

☞ pular para…

DICAS SOBRE COMER E BEBER EM BARCELONA

A oferta gastronômica é digna de cidade grande, e o movimento também. Por isso, ainda que a cidade convide a bater perna até encontrar um canto charmoso para se sentar, se a ideia é ir em algum restaurante específico, melhor reservar com antecedência.

Outra dica é a respeito dos horários dos estabelecimentos. Restaurantes às vezes ficam abertos até tarde para acompanhar o ritmo espanhol, e não se esqueça da siesta. As siestas são — quase– oficiais por aqui: das 14h às 16h a maioria dos comércios estão fechados; e aos domingos, muitos fecham o dia todo. Saiba mais sobre o tema na matéria completa. 

DICAS SOBRE EVENTOS EM BARCELONA

Uma dica é pesquisar para saber se o festival em questão tem mais de um dia. Assim, você poderá economizar só comprando um Day Pass, por exemplo, ou simplesmente se organizar para curtir o evento em um dia específico, que encaixe melhor com o seu roteiro.

No mais, usar das plataformas de divulgação de ingresso para saber o que está rolando — até mesmo antes de partir viagem. Assim, você garante que conseguirá comprar o ingresso com antecedência e até por um preço mais em conta. Saiba mais sobre o tema na matéria completa.

DICAS SOBRE ONDE FICAR EM BARCELONA

Mais do que definir o bairro, melhor definir o tipo de vivência: a beira mar, no centro histórico, experiência local, no topo das colinas. As possibilidades são muitas mas, ressaltamos, para quem fica ‘em terra firme’ a locomoção é quase sempre fácil.

No mais, é importante dizer que a oferta é muito grande, com margem de preços bem grande. Até no mesmo bairro, como Eixample, em que se pode ter uma estadia cara como uma mais econômica.

Para reservar sua acomodação ideal, considere, portanto, o que você está buscando durante a viagem e o número de dias — isso apenas para garantir que você terá ainda mais acessibilidade se tiver com poucos dias e pouca flexibilidade. E se for esse o caso, nós da Travel, recomendamos se hospedar na alma da Cidade Velha: El Gótico.

DICAS SOBRE VIDA NOTURNA EM BARCELONA

Sobre uma perspectiva cultural em relação a comida, o espanhol costuma fazer tudo ”mais tarde”. O café da manhã vira brunch, o almoço é tarde e o jantar, mais tarde ainda. E se o jantar começa tão tarde, por volta de umas 21h, sair para festa então é só na madrugada. Isto quer dizer que se o plano é sair para dançar, especialmente em baladas, considere ir a partir da 01h. E por causa disso, alguns restaurantes também ficam abertos até mais tarde.

Outra dica especial é sobre o ir e vir em Barcelona, mesmo a noite. A cidade é relativamente segura, principalmente durante o dia. Durante a noite as coisas mudam, no entanto, especialmente na região das Ramblas. Há de se estar atento, não converse com qualquer um e evite usar o celular. Aliás, vale lembrar os horários dos transportes públicos: o metrô funciona durante a semana até 00h e no final de semana até 02h; existem os Nit Bus, ônibus noturno, que saem da Praça Catalunya a partir das 22h40

E por fim, já está liberado tomar vermute depois das 12h!

DICAS SOBRE TRANSPORTE EM BARCELONA

O que é fácil, fica ainda mais fácil com as dicas certas. Entre as dicas sobre transporte em Barcelona, o destaque é para o aplicativo TMB App, Companhia de Transportes de Barcelona, e o RENFE. Os aplicativo funciona como uma plataforma de compra de bilhetes e também é informativo, e servem, respectivamente, ao metrô, ônibus, bonde, funicular; e o RENFE aos trens. Para complementar, baixe o Moovit e descubra os melhores caminhos.

Entre outros aplicativos, recomendamos baixar algum de scooter ou bicicleta elétrica como o Lime, Bird e Tier.

Para as viagens noturnas, o ônibus é o único meio de transporte público que funciona 24 horas qualquer dia; sem considerar o aerobus, que sai do Aeroporto até o centro. Aos sábados, o metrô, bonde e trem também funcionam 24 horas; nos demais dias da semana até a 00h e às sextas-feiras até 02h.

Na matéria completa, de damos todas as informaçoes de como chegar até o centro de Barcelona, desde o aeroporto.

DICAS SOBRE COMPRAS EM BARCELONA

Uma das grandes dicas de compras em Barcelona são as Rebajas: um sonho para qualquer turista. Duas vezes ao ano, de janeiro a fevereiro e de julho a agosto, a maioria das lojas populares de departamento, com Zara e H&M estarão com descontos enormes, chegando até a 70%. Nesse momento, prepare-se para enfrentar lojas mais lotadas e por vezes bagunçadas.

Mas em qualquer momento do ano, encontrar lojas em Barcelona é fácil — estão por todos os cantos da cidade. Contudo, mais interessante é entender as nuances que dividem cada região em termos de preço e estilo, e até que tipo de item vale a pena comprar. Por exemplo, na Gràcia o destaque vai para os produtos orgânicos enquanto no Passeig de Gràcia as marcas de luxo.

Por fim, as famosas siestas. Não se esqueça que, na Espanha como um todo, das 14h às 16h a maioria dos comércios costuma estarem fechados. Por isso, se programe para fazer compras nos horários certos.