O Centro Histórico de Lima foi construído por nativos e pelos colonos do Velho Mundo. E foi a partir da década de 50, 60 introduzida a modernidade — em decorrência a fase progressista desse momento. E pela harmonia entre o velho e novo espalham-se mais de 600 prédios nessa região — considerada pela Unesco como Patrimônio Mundial, onde o movimento restaurativo é constante e, por isso, a cada dia, ela fica ainda mais bonita. 

Por aqui podemos contemplar o princípio de tudo, o pedaço fundador do que viria a se tornar Lima: a Plaza Mayor, também chamada de Plaza de Armas. Nessa praça resistem os prédios datados do século 14 que representam os três poderes – governo, povo e Igreja . E que, respectivamente, se manifestam no Palácio Presidencial, Palácio Municipal e pela Catedral de Lima. Prédios fascinantes!  Aliás, a Plaza Mayor segue, de alguma forma, sendo o ponto de partida de tudo mais – a recomendação é iniciar o passeio aqui mesmo. 

 

PASSO A PASSO

  • Plaza Mayor
  • Palácio Presidencial
  • Palácio Municipal
  • Catedral de Lima
  • Pasaje Santa Rosa
  • Convento Santo Domingo
  • Basílica y Convento de San Francisco de Lima
  • Museo das Catacumbas
  • Parque La Muralla

Depois de conhecer a praça principal, caminhe em direção ao Pasaje Santa Rosa, uma rua charmosa de restaurantes e bares com uma arquitetura belíssima. Atravesse essa rua, vire a direita e da esquina você já estará vendo o Convento Santo Domingo. Aliás, o convento fundado em 1535 também é um santuário — onde estão sepultados Santa Rosa de Lima e San Martín de Porres. Inclusive, vale a pena a companhia de um guia para conhecer a sua história (aqui foi composto o hino do Peru)e descobrir suas curiosidades arquitetônicas etc. 

 

DO OUTRO LADO

Do outro lado, cerca de cinco quadras dali, passando de novo pela Plaza Mayor, está a Basílica y Convento de San Francisco de Lima, um complexo fransciscano composto pelo Santuario Nuestra Señora de la Soledad, Iglesia del Milagro e San Francisco de Lima. Imperdível! Principalmente pelo elemento Catacumbas uma vez que abaixo da Igreja existe um cemitério de ossos da época da Inquisição , curiosamente utilizados para criar imagens bonitas.  Aqui, a visita é guiada e cobra-se US$ 4 o que também inclui o Museo das Catacumbas. Aberto das 09h às 20h45 e aos feriados a partir das 12h.

Depois dessa experiência incrível –mas curiosamente pouco frequentada– , ande mais um pouquinho até o Parque La Muralla. Aqui jaz ruínas de um muro construído pelos espanhóis entre 1684 e 1687 para se defender de ataques de piratas e corsários. A entrada é das 6h45 às 18h — cedinho assim para que aproveitar as pistas de corrida, as quadras , o parquinho e até o seu museu arqueológico. Aliás, é um lugar legal para uma parada e um pic nic. Contudo, algumas atividades estão restritas por causa da pandemia, fique atualizado pelo site oficial. 

 

ONDE CHEGAR?

Para chegar até o Centro Histórico de Lima, o ideal é vir de taxi privativo ou de Metropolitano e parar na estação “Jiron de la Union”, depois seguir a pé. Para se informar mais o Metropolitano, entre no site oficial