No Bairro Barranco, passado e presente são atravessados por arte. E a harmonia acontece de jeito bem especial. Casarões para as férias da elite limeira converteram-se em complexos culturais, com música e arte. E tem também os bondes que continuam a levar os moradores por aí. E tudo com o grafite de plano de fundo — manifestação que desperta para a novidade; uma intervenção contemporânea na sua forma mais colorida.
ARTE BOEMIA E MISTÉRIO
Aproveite esse bairro pintado com muitas tonalidades: culturais, naturais,–especialmente– boêmias e até místicas. A cultura, por sua vez, manifesta-se em cinco atrações principais. Tem a Igreja Santíssima Cruz, arquitetada para a Ordem dos Franciscanos, La Ermita e Mirados Catalina Recavarren, o Museu Mario Testino (MATE) e a Biblioteca Manuel Beingolea , onde é possível pegar mapas e informações turísticas sobre a região.
Já a parte natural se manifesta em uma praia de areia, enquanto as demais de Lima são de pedras. Uma ladeira charmosa guia você até a “bajada para baño”, proporcionando acesso à área. Aliás, tem também o Parque Municipal e a Plaza San Francisco.
E o tom boêmio, pelo qual o bairro é popularmente conhecido. Seja de dia ou de noite, o bairro Barranco convida a boemia por seu alto nível gastronômico, bares e baladas famoserrímas que abarcam do mais tradicional peruano, ao mais alternativo ou mais sofisticado. Se ainda não sabe aonde ir, caminhe pela rua Boulevar Sánchez Carrión.
Ah, e tem um tom de mistério também. Se for a sua primeira vez em Lima — não vale trapacear– reza a lenda que você deverá mentalizar um pedido e depois atravessar a Ponte dos Suspiros sem respirar, para que assim ele se realize. Construída em 1876, inspirada na ponte de Veneza, a ponte tem o objetivo de ligar duas das principais ruas do bairro.
Além disso, curiosamente, a descoberta do bairro Barranco também envolve um certo mistério — embora parte de seu passado seja turbulento e bem real. Isto é, foi palco da guerra entre Peru e Chile em 1940 e foi afetado pelo terremoto que destruiu grande parte de seus monumentos.
Por fim, para chegar nesse bairro, você pode pegar um táxi (privativo ou comum) ou até fazer uma caminhada de 35 minutos saindo de Miraflores (shopping Larcomar) até a Ponte dos Suspiros, por meio da Costa Verde. Inclusive, para curtir bem o passeio, recomendamos que realize o free Walking tour de Lima Barranco, acompanhado de guias locais.