South Beach

 

Visão comum em South Beach. Foto: Pixabay.

 

South Beach é a mais famosa das praias de Miami Beach e, portanto, a mais badalada. Seja ouvindo o agito das pool parties, acompanhando a batida alta dos carros de som passando na rua ou simplesmente encarando o movimento da Ocean Drive, esta região é perfeita para quem quer passar as férias longe do sossego e caindo no agito. 

A Ocean Drive é a estrada que acompanha a orla da South Beach, e quem dirige ou caminha por ela é presentado com uma vista lindíssima; de um lado, visão panorâmica para as águas azuis turquesa, e do outro, os casarões e prédios do distrito Art Déco construídos nos anos 1920 e 1930 e mantidos até hoje no mesmo estilo, tudo isso emoldurado por palmeiras banhadas sob o sol quente floridiano. Para quem prefere apreciar o mar de pertinho, há um calçadão próximo à areia, frequentado por pedestres e ciclistas, de onde também é possível observar a arquitetura vintage.

 

Prédios Art Deco na Ocean Drive. Foto: Flickr/Francisco Anzola.

 

E A PONTINHA MAIS AO SUL

A pontinha mais ao sul, perto do píer South Pointe Park, é a melhor parte da praia. Ela fica um pouco mais vazia que o meio, e as águas conseguem ficar ainda mais transparentes, fazendo deste o cenário perfeito para um pôr do sol sensacional.

A apenas algumas quadras da praia, o Lincoln Road Mall é um shopping a céu aberto repleto de fontes, jardins, mesinhas ao ar livre e, nas laterais, mais de 100 lojas, restaurantes e cafés. A Lincoln Road é uma das mais antigas ruas de Miami Beach, e esta porção foi fechada para carros, dando aos passantes uma ampla avenida colorida exclusiva para pedestres que se tornou um dos melhores lugares na cidade para sentar e se entreter observando as pessoas ao redor.

A Lincoln Road é uma rua que corre perpendicular à South Beach, cruzando toda a cidade de Miami Beach, e a seção exclusiva para pedestres começa no encontro com a Washington Avenue. A rua conta com lojas grandes e conhecidas, mas também algumas boutiques mais exclusivas (e mais caras também). À noite, barzinhos enchem o ar da noite com música, risada e conversa até altas horas da madrugada.

Infelizmente, a pandemia resultou no fechamento de alguns estabelecimentos, e a via perdeu um pouco de sua antiga vitalidade. Com a campanha de vacinação, porém, a Lincoln Road está lentamente recuperando sua antiga energia.

 

Mid Beach

 

É mais tranquila, e mais voltada ao público geral em oposição ao público jovem, que é o foco da South Beach. Aqui, a orla é dominada por condomínios de alto luxo, comedorias refinadas e bares estilosos, mas principalmente hotéis beira-mar. Sofisticação é a palavra para definir o clima da Mid Beach.

 

North Beach

 

É a mais sossegada de todas as praias de Miami Beach, ideal para quem está procurando um lugar gostoso para relaxar mesmo. A área é mais residencial e também mais verde, com parques e trilhas voltados para o lazer dos moradores. Fica na divisa entre Miami Beach e Surfside, a outra cidade praiana da ilha-barreira de Miami.

 

Key Biscayne

 

Outra praia mais tranquila, mas também mais afastada da região dos hotéis. Inclusive, ela não faz parte das praias Miami Beach, mas sim de uma ilha independente que fica a alguns minutos de carro do centro de Miami. Pode ser acessada através da ponte Rickenbacker Causeway. Isto é, não há necessidade de balsa; a ponte tem cerca de seis quilômetros de comprimento, e a viagem dura apenas meia hora. Aliás, é uma linda estrada panorâmica suspensa sobre o mar, e quem passa por ela tem a sensação de estar no meio do oceano.

Logo na entrada para a ilha, está localizado o Crandon Beach Park, um parque onde a paisagem é composta por dunas de areia, palmeiras e mangue, além da praia, claro. A natureza costuma atrair animais como crustáceos, estrelas do mar, tartarugas e outros animais marinhos. Mas não fique triste se não avistar nenhum animal; a visita à Crandon Beach vale por si só. Além disso, a faixa de areia tem boa extensão, as águas são maravilhosamente transparentes e a presença de dunas permite a formação de tranquilas piscinas naturais na água, fazendo desta praia uma das melhores de Miami. Detalhe: note que não há infraestrutura na areia da praia (barracas, restaurantes, etc), portanto venha preparado.

 

Há sempre um espacinho só para você em Key Biscayne. Foto: Flickr/Erik Cleves Kristensen.

 

NÃO VÁ AO SEAQUARIUM

Aqui também se encontra o Seaquarium, um aquário famoso por seus espetáculos com animais aquáticos, sendo a orca Lolita sua maior atração. Entretanto, devido a um consenso geral entre biólogos de que a prática desse tipo de entretenimento causa grande estresse e diminui drasticamente a qualidade de vida dos animais, recomendamos não visitar o Seaquarium. Aliás, Lolita, a orca, já vive há 50 anos em confinamento solitário nos tanques do estabelecimento, e há registros de crueldade animal em seu tratamento, como um episódio em que o aquário utilizou peixe podre para alimentá-la.

 

Hobie Beach

Localizada na ilha de Virginia Key, fica às margens da Rickenbacker Causeway, a mesma estrada que leva a Key Biscayne. É uma baía de águas rasas e quentes, e uma das únicas praias de Miami a permitir a entrada de cães. Ela também é conhecida como Windsurfer Beach, pois é o point favorito dos esportistas para praticar windsurf.