É impossível caminhar pela cidade e não se deparar esse monumento colossal, com 135 metros de comprimento e 70 metros de altura, com dezenas de colunas e escadarias em mármore branco. O “Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II”, também conhecido como “Vittoriano” ou “Altare della Patria” foi inaugurado em 1911, na Piazza Venezia, para prestar homenagens à Vittorio Emanuele, o primeiro rei da Itália unificada. Na parte interna encontra-se o “Museo del Risorgimento” e no terraço é possível ter uma vista de 360 graus do centro histórico de Roma.
A construção do monumento foi bastante polêmica, porque foi necessário destruir uma grande área do Monte Capitolino, que ainda guardava muitos vestígios medievais no local. Ele é considerado pomposo demais e muito branco, destoando dos edifícios e das arquiteturas que o rodeiam.
Desde 1921, quando acolheu o túmulo do militar desconhecido, morto na primeira guerra mundial, o monumento também passou a ser conhecido como Altar da Pátria. Há soldados que guardam a chama em homenagem ao Militar Desconhecido, e fazem a troca da guarda pontualmente todos os dias a todas as horas. O ritual da troca da guarda é bem simples, nada comparado ao de Londres, e é breve, durando cerca de 5 minutos, portanto, se quiser acompanhar, seja pontual!