Para realizar uma emissão de passagem aérea para um destino específico, é essencial primeiro entender quais são as rotas disponíveis até chegar lá. Uma forma eficaz é utilizar ferramentas como o FlightConnections, que oferece uma visão abrangente das opções de voos e das companhias aéreas que operam nessas rotas.
Ao pesquisar as rotas para a França, por exemplo, é possível descobrir uma variedade de opções de companhias aéreas, incluindo a Air France, Emirates, KLM, Turkish e entre outras. A partir daí, ao considerar as possibilidades de emissão de passagem, é importante levar em conta as alianças aéreas das companhias envolvidas. Por exemplo, a Air France faz parte da aliança SkyTeam, enquanto a Emirates e a GOL, que não fazem parte de nenhuma aliança, têm parcerias bilaterais com várias companhias aéreas ao redor do mundo. Isso significa que os passageiros podem acumular milhas em programas de fidelidade associados a essas alianças, como, por exemplo, no programa Smiles da GOL para voos operados pela Air France.
Com essa base de informações, você pode começar a pesquisar as possibilidades de emissão de passagem para a França ou qualquer outro destino, levando em consideração as parcerias das companhias aéreas e os programas de fidelidade associados.
Para facilitar, nos próximos tópicos, detalharemos as opções de emissão para a França usando milhas e pontos, considerando o que apresentamos acima.
RESGATES USANDO PROGRAMAS NACIONAIS
Com os programas nacionais, podemos emitir passagens com milhas e pontos em voos próprios ou com companhias parceiras. Para este destino específico, em todos os casos, teremos uma precificação dinâmica, cujos valores podem flutuar conforme a data e a disponibilidade award.
LATAM Pass (LATAM)
A LATAM Airlines opera voos diretos para o Aeroporto de Paris (CDG), com saídas de Guarulhos (GRU), que podem ser emitidos totalmente online com pontos LATAM Pass. Além disso, também é possível encontrar voos com escalas de companhias aéreas parceiras. No programa, o custo em pontos é baseado no preço da passagem em dinheiro, o que chamamos de tarifa comercial. Sendo assim, quanto mais barato estiver em dinheiro, menor será a quantidade de pontos exigidas.
Smiles (GOL)
A Smiles, programa de fidelidade da GOL, comercializa dois tipos de tarifas para emissões de passagens de companhias aéreas parceiras: award e comercial. No entanto, é nas passagens em tarifa award que encontramos os preços mais vantajosos e com baixas taxas de embarque. Estes bilhetes possuem uma disponibilidade limitada e só estão disponíveis para algumas companhias parceiras.
Com a Air France, podemos encontrar voos diretos para Paris saindo de Fortaleza (GRU), Rio de Janeiro (GIG) ou São Paulo (GRU).
Azul Fidelidade (Azul)
No Azul Fidelidade, existe a possibilidade de emitir voos com pontos em companhias parceiras através do Interline Azul, agora chamado de “Azul pelo Mundo em pontos”. No entanto, para Paris (ORY), a própria Azul realiza o trajeto direto de Campinas (VCP), com emissão no próprio sistema de buscas da companhia aérea.
RESGATES USANDO PROGRAMAS DA STAR ALLIANCE
Os programas da Star Alliance oferecem voos envolvendo principalmente as companhias United Airlines, Lufthansa, TAP, Turkish Airlines e SWISS. A maior vantagem em vários deles é a oportunidade de emitir voos com precificação fixa. Ou seja, havendo disponibilidade em tarifa award, o custo não sofrerá alterações, independente da data pretendida. No entanto, também são programas com milhas mais valiosas, com poucos ou até nenhum parceiro bancário no mercado nacional.
ConnectMiles (Copa Airlines)
O ConnectMiles precifica de forma fixa os trechos entre o Brasil e a Europa, com o custo de 47.500 o trecho em Classe Econômica e 87.500 em Classe Executiva. No programa, é possível emitir voos com as companhias parceiras da Star Alliance, que citamos no início deste tópico, como com a Azul. Seja qual for a companhia escolhida, o custo será sempre o mesmo, dependendo apenas da disponibilidade de datas. No voo de São Paulo (GRU) a Paris (CDG), o que notamos foi uma preferência do programa em traçar rotas envolvendo a United Airlines, com escalas nos EUA. Vale ressaltar que o programa não cobra taxa de combustível (YQ).
MileagePlus (United Airlines)
Desde a mudança da precificação do MileagePlus, as emissões com milhas no programa passaram a ter um custo flutuante, ou seja, podendo variar para mais ou para menos. No entanto, quando a tarifa é award, o preço é fixo no sentido que todas as emissões award terão o mesmo valor, variando, é claro, de acordo com a rota. Mas isso não significa que elas não possam sofrer um aumento no médio prazo. Se isso acontecer, todas as emissões awards continuarão tendo o mesmo valor, porém, um valor mais alto.
No MileagePlus, assim como no programa da Copa, é possível emitir voos tanto com as companhias parceiras da Star Alliance, quanto com a Azul. O programa precifica em a emissão em 47.500 milhas para Classe Econômica e 96.300 milhas para Classe Executiva. Da mesma forma que o ConnectMiles, o programa também não cobra taxa de combustível (YQ).
lifemiles (avianca)
O lifemiles possui uma precificação fixa por região para voos com companhias da Star Alliance. Assim, emissões do Brasil para a região Europa 2, onde está a França, custam 50.000 milhas o trecho em Classe Econômica e 80.000 em Executiva para voos diretos. Teoricamente, os valores entre a região de origem e destino deveriam apresentar valores fixos. No entanto, é comum o lifemiles apresentar uma leve flutuação principalmente em voos com escalas. Assim como os programas anteriores, o lifemiles também não repassa a taxa de combustível (YQ).
Aeroplan (Air Canada)
O Aeroplan da Air Canada precifica o trecho em 45.000 milhas em Classe Econômica e 80.000 milhas em Classe Executiva para voos com a Lufhtansa ou SWISS. Cabe ressaltar que o programa não cobra a desagradável taxa de combustível (YQ).
Krisflyer (Singapore Airlines)
Já o Krisflyer, programa da Singapore Airlines, cobra apenas 44.000 milhas em Classe Econômica nos voos para a França, assim como para todos os trechos entre Brasil e Europa. Para a Classe Executiva, o valor cobrado é de 97.500 milhas. A má notícia fica por conta do programa repassar taxas de combustível de voos que partem de fora do Brasil.
TAP Miles&Go (TAP)
O TAP Miles&GO cobra 75.000 milhas em Classe Econômica e 120.000 em Executiva com companhias parceiras, como Lufthansa ou SWISS. Nas emissões com algumas companhias, como Emirates e Turkish, há o repasse da taxa de combustível inclusive para voos saindo do Brasil.
No entanto, há também voos próprios da TAP. A vantagem é que a companhia opera voos com conexão em Lisboa partindo de 10 capitais brasileiras, o que pode representar uma opção com maior conforto para quem não reside perto dos principais aeroportos internacionais do Sudeste. Além disso, é possível encontrar preços mais em conta do que ao utilizar a tabela fixa.
RESGATES USANDO PROGRAMAS DA ONEWORLD
Os programas da oneworld oferecem voos envolvendo principalmente as companhias Iberia e British Airways. Assim como os programas da Star Alliance, muitos programas oferecem a oportunidade de emitir voos com precificação fixa. Portanto, havendo disponibilidade em tarifa award, o custo não sofrerá alterações, independente da data pretendida. No entanto, também são programas com milhas mais valiosas, com poucos ou até nenhum parceiro bancário no mercado nacional.
AAdvantage (American Airlines)
No AAdvantage, os resgates com companhias parceiras entre o Brasil e a Europa são tabelados em 50.000 milhas em Classe Econômica e 87.500 em Executiva. Havendo disponibilidade, é possível voar com a Iberia, com conexão em Madri (MAD), ou com a British Airways, com conexão em Londres (LHR). O programa não repassa taxa de combustível.
Iberia Plus
Os programas que utilizam Avios utilizam uma tabela fixa por distância voada e por alta/baixa temporada. A precificação ocorre por voo e não por distância total, então o programa somará os valores do voo do Brasil até a conexão escolhida e da conexão até a França. É possível resgatar voando via Doha com a Qatar ou via Londres com a British Airways, mas os menores valores ficam na escala em Madri, com a própria Iberia.
Como a cobrança é feita por voo, é possível comprar os dois voos separadamente, podendo assim realizar um stopover em Madri de forma mais prática. Ao somar os trechos, chegamos ao valor de 28.750 Avios para a Classe Econômica (21.250 + 7.500). Para a Classe Executiva, a tarifa será de 57.500 Avios (42.500 + 15.000). É possível ainda reduzir esses valores em períodos promocionais da Iberia, em que o voo para Madri custa 50% do valor.
Outros programas que utilizam Avios, como o Executive Club e o Privilege Club, dão preferência na montagem de rotas envolvendo Doha e Londres, resultando em valores mais elevados. Como é possível transferir Avios para o Iberia Plus, o programa espanhol se torna uma alternativa mais prática.
RESGATES USANDO PROGRAMAS DA SKYTEAM
Os programas da SkyTeam oferecem voos principalmente envolvendo as companhias Air France, Air Europa, KLM e ITA Airways. Aqui também existe a oportunidade de emitir voos com precificação fixa. Ou seja, havendo disponibilidade em tarifa award, o custo não sofrerá alterações, independentemente da data pretendida. No entanto, são programas com milhas mais valiosas, com poucos ou até nenhum parceiro bancário no mercado nacional.
SUMA (Air Europa)
O SUMA, programa de fidelidade da Air Europa, possui uma excelente precificação para voos da companhia, cobrando apenas 29.000 milhas em Classe Econômica e 58.000 milhas em Classe Executiva. Não há cobrança de taxa de combustível (YQ).
SkyMiles (Delta Airlines)
No SkyMiles, é possível realizar emissões com as companhias parceiras da SkyTeam, além de voos com a LATAM. Apesar do programa não possuir uma tabela oficial para resgates, em voos com parceiras, existe uma certa estabilidade no preço das emissões no curto e médio prazo.
Flying Blue (Air France/KLM)
O Flying Blue tem precificação flutuante para os voos com a Air France e KLM. Mesmo para parceiros, o programa não possui uma tabela oficial para resgates. Nas datas com maior disponibilidade award, o programa cobra emissões, na prática, tabeladas (piso-base). Vale registrar que a existência dessas tarifas não estão associadas, necessariamente, às datas em que há disponibilidade para parceiros, como costumam imaginar usuários menos familiarizados com o programa. O Flying Blue repassa taxa de combustível, porém não há cobrança em emissões com origem no Brasil.
É possível voar com a Air France direto para Paris, ou com a KLM com conexão em Amsterdã (AMS) saindo de São Paulo (GRU) e Rio de Janeiro (GIG). Com a precificação dinâmica, às vezes, voos com conexão para Amsterdã – uma cidade mais longínqua – tornam-se mais baratos.
Flying Club (Virgin Atlantic)
O Flying Club possui uma tabela de resgate para cada companhia aérea parceira, com um preço fixo de acordo com regiões de origem e destino, assim como já observamos em outros programas, como o Iberia Plus e o Executive Club. Já para voos próprios, a Virgin dispõe de sua própria tabela de emissão também baseada de acordo com regiões, além de categorizar valores em alta ou baixa temporada (Peak e Off Peak). Especialmente, partindo do Brasil com destino à França, o Flying Club está precificando o resgate do voo direto com a KLM a partir de 17.000 pontos. Repare que dessa vez há um repasse considerável de taxas.