Os Estados Unidos são um dos destinos mais desejados por brasileiros. Se você está pensando em visitar o país, vamos te ajudar a encontrar a melhor maneira de emitir uma passagem com milhas e pontos. Existem muitos programas de fidelidade que oferecem disponibilidade award para a rota e cada um deles tem possui vantagens e desvantagens.
Com os programas nacionais, podemos emitir passagens com milhas e pontos em voos próprios ou com companhias parceiras.
PROGRAMAS BRASILEIROS
LATAM Pass (LATAM)
É possível utilizar o programa para voar com a LATAM ou com a Delta para os Estados Unidos. Os valores variam conforme a demanda e períodos promocionais, mas é possível encontrar trechos a valores até abaixo de 30.000 pontos. No entanto, espere encontrar, em condições normais, valores ao redor de 50.000 pontos.
Ainda com a LATAM, é importante destacar o uso da Tabela Fixa para resgates com parceiros. Havendo disponibilidade, por exemplo, é possível realizar o trecho entre São Paulo (GRU) e Atlanta (ATL) por um valor fixo de 57.000 pontos LATAM Pass em Classe Econômica, o que pode ser útil e mais econômico em períodos de maior demanda para esse destino.
Para saber como acumular pontos no LATAM Pass, clique aqui.
Smiles (GOL)
A Smiles, programa de fidelidade da GOL, comercializa dois tipos de tarifas para emissões de passagens de companhias aéreas parceiras: award e comercial. No entanto, é nas passagens em tarifa award que encontramos os preços mais vantajosos e com baixas taxas de embarque. Estes bilhetes possuem uma disponibilidade limitada e só estão disponíveis para algumas companhias parceiras.
Além de voos da GOL, o programa apresenta uma vasta diversidade de parceiros para voar aos Estados Unidos com milhas. Podemos citar American Airlines, Copa Airlines e avianca, além da Aeromexico, mostrada no exemplo acima, com o resgate em Classe Econômica precificado em 49.100 milhas. Confira abaixo uma emissão em Classe Executiva com a American Airlines a 129.000 milhas. Vale ressaltar que, por se tratar de precificação variável, os valores podem flutuar bastante mesmo em emissões award conforme a demanda. Para saber como acumular milhas na Smiles, clique aqui.
Azul Fidelidade (Azul)
No Azul Fidelidade, existe a possibilidade de emitir voos direto para Fort Lauderdal (FLL) e Orlando (MCO) com a própria Azul partindo de diversas cidades no Brasil, como Campinas (VCP), Belém (BEL), Belo Horizonte (CNF), Recife (REC) e Manaus (MAO). Em voos próprios, é possível encontrar o trecho em cabine econômica por 40.000 pontos Azul.
Ainda existe a possibilidade de emissão com pontos em companhias parceiras através do Interline Azul, agora chamado de “Azul pelo Mundo em pontos”. Para os Estados Unidos, é possível emitir voos em tarifa award com a Air Canada, Copa e United são parceiras do programa que oferecem tarifas award. Veja abaixo um exemplo de emissão em Classe Econômica (tarifa award) com a United, entre São Paulo (GRU) e Chicago (ORD).
Em alguns momentos, o Azul Fidelidade costuma disponibilizar descontos para estas emissões, o que pode deixar o custo em pontos mais baixo e, consequentemente, mais interessante ao optar pela emissão com o Azul pelo Mundo. Para saber como acumular pontos no Azul Fidelidade, clique aqui.
RESGATES USANDO PROGRAMAS DA STAR ALLIANCE
Os programas da Star Alliance oferecem voos envolvendo principalmente a United Airlines para voos diretos, além de avianca e Copa Airlines para voos com escalas. A maior vantagem em vários deles é a oportunidade de emitir voos com precificação fixa. Ou seja, havendo disponibilidade em tarifa award, o custo não sofrerá alterações, independente da data pretendida. Vale lembrar de um detalhe para voos envolvendo a avianca: a companhia não voa em Classe Executiva para todos os destinos e em todas as datas. Assim, os programas da Star Alliance podem montar voos envolvendo cabines mistas com a companhia. Por isso, caso opte por essa rota, vale sempre verificar a cabine montada pelo sistema nos detalhes de cada voo antes de continuar a emissão.
ConnectMiles (Copa Airlines)
O ConnectMiles precifica de forma fixa os trechos entre o sul da América do Sul e os Estados Unidos com o custo de 30.000 o trecho em Classe Econômica e 60.000 em Classe Executiva. No entanto, presenciamos valores de 25.000 milhas para a Classe Econômica em algumas datas. Vale ressaltar que o programa não cobra taxa de combustível (YQ). Para saber como acumular milhas no ConnectMiles, clique aqui.
lifemiles (avianca)
O lifemiles possui uma precificação fixa por região para voos com companhias da Star Alliance. Assim, voar entre Brasil e Estados Unidos custa 30.000 milhas o trecho em Classe Econômica e 50.000 em Executiva. Teoricamente, os valores entre a região de origem e destino deveriam apresentar valores fixos. No entanto, é comum o lifemiles apresentar uma leve flutuação – para cima ou para baixo.
No programa, é mais comum encontrar voos de volta do que de ida, dada a preferência do sistema montar trechos com a própria avianca e cair em sua precificação dinâmica, muitas vezes mais cara do que uma emissão com parceiras. Assim como os programas anteriores, o lifemiles também não repassa a taxa de combustível (YQ). Para saber como acumular milhas no lifemiles, clique aqui.
Aeroplan (Air Canada)
O Aeroplan da Air Canada possui trechos aos Estados Unidos a partir 40.000 milhas em Classe Econômica e 60.000 milhas em Classe Executiva, independentemente do número de escalas e de ser uma cabine mista ou 100% Executiva. Para saber como acumular pontos no Aeroplan, clique aqui.
Krisflyer (Singapore Airlines)
Já o Krisflyer, programa da Singapore Airlines, cobra a partir de 30.000 milhas em Classe Econômica e 57.500 milhas em Classe Executiva para voar para qualquer lugar dos Estados Unidos. Para saber como acumular milhas no KrisFlyer, clique aqui.
TAP Miles&Go (TAP)
Houve um tempo em que o programa tinha a América do Norte como um grande sweet spot, com emissões a 35.000 milhas em Classe Econômica e 50.000 milhas na Classe Executiva. Infelizmente, esses tempos ficaram para trás, mas, mesmo assim, o programa ainda é muito requisitado por viajantes dessa rota.
Hoje, o TAP Miles&Go cobra 55.000 milhas em Classe Econômica e 95.000 em Classe Executiva com companhias parceiras, principalmente a United Airlines para voos diretos e a Copa Airlines para trechos com conexão no Panamá (PTY). Para conferir o Guia Completo do TAP Miles&Go, clique aqui.
RESGATES USANDO PROGRAMAS DA ONEWORLD
Os programas da oneworld oferecem voos envolvendo principalmente as companhias American Airlines e LATAM como parceira das companhias membro da aliança. Assim como os programas da Star Alliance, muitos programas oferecem a oportunidade de emitir voos com precificação fixa. Portanto, havendo disponibilidade em tarifa award, o custo não sofrerá alterações, independente da data pretendida. No entanto, também são programas com milhas mais valiosas, com poucos ou até nenhum parceiro bancário no mercado nacional.
AAdvantage (American Airlines)
No AAdvantage, os resgates com a American Airlines entre o Brasil e os Estados Unidos possuem precificação variável, mas são comumente encontrados a um piso de 20.000 milhas o trecho em Classe Econômica e 50.000 milhas em Classe Executiva. No entanto, já presenciamos, em ocasiões de baixa demanda, esses valores baixarem para até 16.000 milhas em Econômica. Para saber como acumular milhas no AAdvantage, clique aqui.
Mileage Plan (Alaska Airlines)
Com o Mileage Plan, é possível voar com parceiros com milhas para os Estados Unidos com American Airlines e LATAM. No momento da produção deste texto, o programa da Alaska Airlines costumava precificar passagens do Brasil para os Estados Unidos por uma tabela fixa, custando a partir de 25.000 milhas na Classe Econômica e 45.000 na Classe Executiva. No entanto, a partir de março de 2024, a precificação para parceiros entrará em tabelas por distância voada. Assim, resgates como o do exemplo custarão a partir de 50.000 milhas em Classe Executiva. Para saber como acumular milhas no Mileage Plan, clique aqui.
Iberia Plus
O Iberia Plus tem parceria com a LATAM, sendo os voos da brasileira a forma mais prática de chegar aos Estados Unidos com o programa. Para parceiros que voam aos Estados Unidos, como é o caso da companhia brasileira, o trecho em Classe Econômica sai a partir de 25.750 Avios + US$ 63,10. Já a Classe Executiva é precificada a partir de 77.250 Avios. Para saber como acumular Avios no Iberia Plus, clique aqui.
RESGATES USANDO PROGRAMAS DA SKYTEAM
Os programas da SkyTeam oferecem voos principalmente envolvendo a Delta Airlines. Aqui também existe a oportunidade de emitir voos com precificação fixa. Ou seja, havendo disponibilidade em tarifa award, o custo não sofrerá alterações, independentemente da data pretendida. No entanto, são programas com milhas mais valiosas, com poucos ou até nenhum parceiro bancário no mercado nacional.
SkyMiles (Delta Airlines)
No SkyMiles, é possível realizar emissões com as companhias parceiras da SkyTeam, além de voos com a LATAM e, claro, a Delta. Emissões para voar com milhas para os Estados Unidos, nas cabines da Delta, possuem precificação variável, podendo ser encontradas a partir de 33.000 milhas o trecho. Repare que não há repasse de taxas de combustível, com o programa cobrando apenas US$ 29 de custos de emissão.
Para saber como acumular milhas no Delta SkyMiles, clique aqui.
Flying Blue (Air France/KLM)
O Flying Blue possui parceiros como GOL e Delta que voam para os Estados Unidos e não possui valores fixos para os resgates. O programa cobra a partir de 36.500 milhas na passagem de Brasília (BSB) a Miami (MIA) em Classe Econômica. Já para o voo da Delta de São Paulo (GRU) a Nova York (LGA), encontramos tarifas de 40.500 milhas em Classe Econômica e 93.000 milhas em Classe Executiva. Para saber como acumular milhas no Flying Blue, clique aqui.
Flying Club (Virgin Atlantic)
O Flying Club possui uma tabela de resgate para cada companhia aérea parceira, com um preço fixo de acordo com regiões de origem e destino, assim como já observamos em outros programas, como o Iberia Plus e o Executive Club. Já para voos próprios, a Virgin dispõe de sua própria tabela de emissão também baseado de acordo com regiões, além de categorizar valores em alta ou baixa temporada (Peak e Off Peak).
Especialmente partindo do Brasil com destino aos Estados Unidos, voos da LATAM e da Delta custam 37.500 milhas em Classe Econômica e 95.000 milhas em Executiva. Contudo, ao contrário de muitos outros casos dentro do programa, as taxas cobradas são baixíssimas. Para saber como acumular milhas no Flying Club, clique aqui.
COMENTÁRIO
A demanda de brasileiros por voar aos Estados Unidos faz com que nossa malha para emissões com milhas seja vasta. Conforme mostramos aqui, existem diversas opções de voos e resgates para o país utilizando milhas e pontos, restando-nos apenas escolher o caminho com o melhor custo benefício possível.
No entanto, para decidir sobre a melhor emissão, há diversos fatores a serem considerados, como as formas e os custos de geração de milhas e pontos. Os programas nacionais, como Azul, LATAM Pass e Smiles, são capazes de fornecerem boas emissões ao país em todas as classes de voo. O custo-benefício dos programas, assim, mudará conforme seu perfil pessoal de acúmulo neles, além de promoções de transferência bonificada ou compra de pontos.
No que diz respeito ao uso de programas internacionais, a oneworld se destaca por apresentar com o AAdvantage e Iberia Plus bons valores para realizar emissões para os Estados Unidos, além de serem acessíveis para nós brasileiros em relação às possibilidades de acúmulo nos programas. Além deles, é válido lembrar que também é possível emitir voos para os Estados Unidos através do MileagePlus, da United Airlines. No entanto, a precificação dinâmica para a rota e o custo das milhas no programa acabam deixando os valores muito acima dos outros programas participantes da Star Alliance, como o lifemiles e Aeroplan, inviabilizando a maior parte dos resgates diretamente com o programa da companhia.